O ex-piloto de Fórmula 1, Takuma Sato, demonstrou apoio à ma possível promoção de Yuki Tsunoda para a Red Bull Racing em 2025, substituindo Sergio Perez. Tsunoda, que atualmente corre pela RB, equipe irmã da Red Bull, participou de um teste com a equipe principal após o encerramento da temporada em Abu Dhabi e deixou uma boa impressão nos dirigentes da equipe.
Sato elogiou a evolução do piloto japonês desde sua estreia na F1 em 2021. “Desde sua primeira sessão de classificação no GP do Bahrein de 2021, onde foi o segundo mais rápido no Q1, Yuki mostrou uma velocidade impressionante”, afirmou o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis. “Nos últimos quatro anos, seu desenvolvimento como piloto tem sido contínuo.”
O japonês também destacou a maturidade adquirida por Tsunoda em termos de controle emocional e estratégia de corrida. “Quando o encontrei em um teste em Ímola, ele estava muito relaxado. Ele evoluiu bastante, especialmente na gestão de corrida e na forma de pilotar”, acrescentou.
Laurent Mekies, chefe da RB, também elogiou o desempenho de Tsunoda em 2024, sugerindo que o piloto está pronto para um salto na carreira.
Apesar dos elogios, o outro piloto da RB, Liam Lawson, é apontado como principal candidato para a vaga de Perez. Mesmo assim, Sato mantém esperança: “Queremos que ele (Tsunoda) corra pela Red Bull Racing, mas a decisão é da equipe. Yuki comentou que o estilo de pilotagem dele se adaptou bem ao carro da Red Bull no teste pós-temporada, então acredito que o teste foi muito positivo. Agora, só nos resta torcer”, encerrou Sato.
O apoio de figuras importantes, como Sato e o chefe da Honda, Koji Watanabe, reforça a confiança no talento de Tsunoda e aumenta as expectativas para uma possível promoção para a Red Bull Racing.