F1: Sauber apresenta evolução no Catar e pontua pela primeira vez em 2024

O GP do Catar de Fórmula 1 acabou se tornando um marco para a equipe Sauber, pois foi apenas na penúltima etapa da temporada 2024, que o time conseguiu marcar seus primeiros pontos no ano. Zhou Guanyu teve um desempenho de destaque, alcançando o oitavo lugar, no que se tornou o melhor resultado de sua carreira, enquanto Valtteri Bottas terminou próximo da zona de pontuação, ocupando a décima primeira posição.

Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Hoje foi um dia significativo em Doha para nossa equipe. O P8 de Zhou é um resultado que significa muito para nós e reflete o imenso esforço de nosso pessoal em Hinwil, aqueles aqui na pista e nossos acionistas. Foi uma corrida desafiadora onde cada detalhe importou. Zhou pilotou soberbamente, administrando bem seus pneus e mantendo o controle, enquanto nossa mudança de estratégia para estender seu stint e parar no box sob o Safety Car na volta 35 provou ser decisiva. Seu ritmo forte com pneus duros garantiu este resultado importante para ele e para a equipe. Valtteri também contribuiu fortemente para nosso resultado, terminando logo fora dos pontos em P11. Sua parada precoce nos permitiu reunir dados importantes sobre os pneus duros, beneficiando a estratégia de Zhou. Infelizmente, ele foi empurrado por (Liam) Lawson na relargada, o que causou danos ao seu assoalho e nos custou, efetivamente, a chance de uma finalização com os dois carros nos pontos. Somos gratos a todos os nossos parceiros e à Ferrari pelo apoio. Ainda há muito trabalho pela frente para nós, mas se continuarmos com essa intensidade, podemos esperar um futuro brilhante”, concluiu.

Bottas: “Hoje foi frustrante, pois tudo parecia ir contra mim depois de uma boa largada. O incidente com Lawson me custou a posição na pista e me causou danos no assoalho e, a partir daí fiquei em desvantagem. Zhou estava à minha frente e, portanto, teve a primeira escolha na estratégia. A equipe me colocou no box cedo para aprender sobre o desempenho do pneu duro, e o momento do Safety Car não poderia ter sido pior. Terminei em 11º no final, muito perto dos pontos, o que torna tudo ainda mais decepcionante. Dito isso, estou feliz por Zhou e pela equipe. Foi um ano desafiador e seu P8 é um resultado bem merecido para todos que trabalharam tão duro nesta temporada. Agora é para Abu Dhabi, onde espero que possamos terminar em alta. A equipe mostrou que podemos ser competitivos, então vamos ver o que podemos alcançar na última corrida”, acrescentou.

Zhou: “Que corrida! Estou incrivelmente feliz por toda a equipe. Hoje foi tudo sobre entregar um desempenho forte, e nós fizemos exatamente isso. Tivemos um ótimo ritmo, mantivemos tudo limpo e executamos nossa estratégia perfeitamente, fazendo ultrapassagens quando mais importava. É um grande impulso para todos os envolvidos. Finalmente marcar alguns pontos parece uma grande recompensa por todo o trabalho duro e resiliência que mostramos nesta temporada. Considerando onde começamos e os desafios que enfrentamos, este resultado significa muito mais. Um grito para a equipe por entregar uma ótima corrida”, completou o piloto chinês.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.