F1: Sauber conquista Q2 com Bottas, mas Zhou fica com última posição para GP do México

No sábado do GP do México, a Sauber teve um desempenho misto na qualificação. Valtteri Bottas conseguiu avançar para o Q2, no entanto, uma bandeira vermelha causada pelo acidente de Yuki Tsunoda provavelmente impediu que Bottas conseguisse uma posição melhor, fazendo com que ele garantisse apenas o P15. Zhou Guanyu também enfrentou dificuldades e terminou a sessão em 20º lugar, lutando para encontrar aderência no seu carro. 

Os pilotos e a equipe expressaram seus sentimentos após o término do sábado no México, confira:

 

Valtteri Bottas:

“Eu tenho sentimentos mistos sobre como o dia transcorreu. O positivo é que conseguimos chegar ao Q2: já fazia um tempo que não estávamos aqui, então é realmente bom ver isso para todos nós. Quero agradecer a toda a equipe pelo esforço para nos levar até aqui, espero que isso possa dar um impulso de motivação para a parte final da temporada. No entanto, sinto que poderíamos ter conseguido mais do que a P15: tivemos azar com a bandeira vermelha no Q2 – eu estava em uma boa volta e estava no último setor, perto de terminar, quando a bandeira vermelha foi acionada. Acho que essa volta nos colocaria bem perto do top 10, o que é uma pena. Pelo menos, estamos um passo à frente da corrida anterior e parece que temos um ritmo decente aqui. Vamos dar o nosso melhor amanhã; pode ser uma corrida muito interessante.”

 

Zhou Guanyu:

“A sessão de hoje foi decepcionante, pois lutamos com aderência de maneira geral. Embora tenhamos visto uma evolução significativa na pista, não conseguimos alcançar a velocidade que esperávamos à medida que a sessão avançava. Precisaremos analisar os dados para entender o que está nos segurando e ver como podemos resolver isso antes de amanhã. Começar na parte de trás torna a corrida desafiadora, mas estaremos prontos para aproveitar quaisquer oportunidades que surgirem. Com uma longa corrida até a curva um, nosso objetivo é recuperar terreno logo no início.”

 

Alessandro Alunni Bravi, Representante da Equipe:

“Após uma sexta-feira positiva, conseguimos perceber o potencial de entrar no Q2 aqui no México. Valtteri teve uma sessão de qualificação muito boa, e apenas a bandeira vermelha pelo acidente de Tsunoda o impediu de talvez ganhar uma posição ou mais e terminar à frente de Stroll. Com Valtteri em P15, podemos ter uma estratégia de corrida melhor, e isso é um sinal de que podemos extrair mais do pacote atualizado, também em vista das próximas corridas e da próxima atualização”. 

“Zhou teve mais dificuldades do que Valtteri para extrair desempenho e terminou em P20: analisaremos os dados para ver onde podemos ajudá-lo a ficar mais próximo dos concorrentes diretos. A corrida de amanhã será difícil para todos, devido à altitude, e o resfriamento, tanto do motor quanto dos freios, será um fator. Precisamos não apenas ter um ritmo de corrida consistente, mas também gerenciar as temperaturas adequadamente, a fim de aproveitar ao máximo quaisquer oportunidades que surgirem durante a corrida. Por agora, porém, podemos estar satisfeitos com nosso desempenho na qualificação: não tínhamos entrado no Q2 em algumas corridas, e precisamos ver como um sinal positivo o fato de que Valtteri conseguiu alcançar nossa meta por mérito próprio.”

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.