A temporada 2024 da Fórmula 1, está sendo marcada por um problema inesperado para a equipe Sauber (Stake F1 Team): paradas nos boxes muito demoradas. O time enfrentou dificuldades em todas as corridas disputadas até agora.
Logo na abertura do campeonato, no Bahrein, um pit stop de 52.4 segundos prejudicou Valtteri Bottas, que terminou apenas na 19ª colocação. Na Arábia Saudita, foi a vez de Zhou Guanyu ser prejudicado por um problema na parada, perdendo a chance de pontuar.
A Sauber havia prometido resolver a questão para o GP da Austrália, mas as paradas lentas continuaram. Tanto Bottas quanto Zhou sofreram atrasos nos boxes, embora o problema do chinês tenha sido causado por questões de câmbio e anti-stall.
Com a importância estratégica dos pit stops na F1 moderna, qualquer chance de um top-10 é perdida devido a esses problemas na equipe. O grande entrave na Sauber está no hardware, de acordo com o diretor de equipe, Xevi Pujolar. Ele afirmou que ‘a equipe está fazendo tudo corretamente’ (durante as paradas).
O curioso é que o problema não apareceu durante os testes de pré-temporada nem nos treinos livres. Somente nas corridas, e todo o esforço da equipe durante o final de semana vai por água abaixo.
Pujolar explicou que o problema está na unidade completa da roda: “É todo o sistema. Não são as pistolas de impacto, mas sim o cubo e a porca da roda. A solução final vai demorar um pouco, eu receio”.
Há a possibilidade de voltar aos componentes do ano passado para resolver o problema, mas a mudança na suspensão dianteira impede essa opção.
Apesar da preocupação, a Sauber não entrou em pânico, segundo Pujolar. O diretor sente pena dos mecânicos: “É frustrante para todos, inclusive para os pilotos. Mas também para nós e para toda a equipe. O desempenho está bom, estamos ali. Imagine o quão difícil está sendo para os mecânicos. Precisamos manter a calma, focar no positivo e ver que estamos perto. Cinco equipes podem brigar pelo sexto lugar, e foram apenas três corridas até agora”, concluiu Pujolar. A Sauber ocupa atualmente a nona colocação no campeonato de construtores e é uma das três únicas equipes que ainda não pontuou.