A Sauber justificou a escolha de Gabriel Bortoleto em vez de Valtteri Bottas para 2025, afirmando que a próxima temporada será desafiadora para a equipe. Na última semana, a escuderia anunciou o brasileiro como dupla de Nico Hülkenberg para 2025, enquanto Bottas e Zhou Guanyu foram dispensados do time.
Apesar de terem considerado a permanência de Bottas, a Sauber decidiu optar por colocar um novo rosto na equipe com Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023 e atual líder da Fórmula 2 deste ano.
Mattia Binotto, chefe da Sauber, esclareceu sobre a decisão, afirmando que não houve problemas na relação com Bottas.
“Eu me dou muito bem com Valtteri,” disse Binotto. “Foi uma ótima relação desde que comecei aqui em agosto, construímos confiança um no outro. Acho que realmente conseguimos uma boa comunicação entre nós”.
“Tivemos várias conversas sobre a jornada, a duração dela e as dificuldades que provavelmente enfrentaremos nas próximas temporadas.”
Em relação às dificuldades esperadas para a próxima temporada, Binotto comentou sobre a decisão de investir em um piloto jovem para a jornada de transição da Sauber para a Audi:
“Nós sabemos que a próxima será uma temporada difícil para a equipe, uma jornada rumo à transformação para a Audi na F1,” acrescentou ele. “É uma jornada longa. Acho que a duração foi um ponto sobre o qual refletimos muito juntos, e foi onde cheguei à conclusão de que talvez precisemos de um piloto jovem conosco”.
“Então, tudo isso com ele foi um entendimento mútuo — se não um acordo, certamente um entendimento mútuo — da situação, dos fatos e do que é necessário.”
Ao comentar sobre a difícil escolha de não renovar com Bottas, Binotto ressaltou as qualidades e o respeito que o piloto conquistou na equipe e no paddock:
“Além disso, gostaria de destacar que ele foi certamente um candidato muito forte,” afirmou o engenheiro suíço-italiano. “Eu sei que ele é muito rápido. Sei que ele provou ser rápido até hoje, muito em forma, conhece a equipe. Certamente é muito bem avaliado aqui e muito respeitado no paddock”.
“Então, no geral, não foi uma decisão fácil, mas, às vezes, é preciso chegar a uma conclusão e tomar uma decisão. E nós a tomamos.”