F1: Sauber planeja recuperação para corrida na Bélgica: “É uma oportunidade para irmos com tudo”

Em meio a condições de muita chuva, a Sauber conseguiu chegar ao Q2 com Valtteri Bottas, que terminou a sessão classificatória do GP da Bélgica em P14. Já Guanyu Zhou ficou em último lugar na qualificação, no entanto, irá largar de P19.

Apesar de ter sido punido com três posições no grid por bloquear Max Verstappen durante a qualificação, Zhou foi promovido a P19 graças a uma punição maior de Yuki Tsunoda por trocar peças de seu carro.

A equipe se prepara para a corrida de domingo com expectativas de lutar por pontos. Confira o que a Sauber e seus pilotos disseram após o sábado em Spa: 

 

Alessandro Alunni Bravi – Representante da Equipe:

“Hoje foi uma sessão complicada para todos na pista devido às condições variáveis. Começamos a sessão com uma pista molhada que secou a cada volta. No geral, foi uma boa sessão para Valtteri, que maximizou o desempenho no Q1, terminando em P11, menos de sete décimos de segundo do melhor tempo. Nossa estratégia de usar dois novos conjuntos de pneus intermediários valeu a pena para ele. No Q2, ele maximizou o desempenho no final da sessão, quando experimentou um setor final mais úmido, fechando a qualificação de hoje em P14, o que significa que estamos novamente na briga. Zhou, no entanto, teve mais dificuldades com as condições da pista hoje, especialmente no início da sessão. Optamos pela mesma estratégia, colocando-o nos boxes para um segundo conjunto de pneus intermediários e mantendo-o na pit lane para posicioná-lo para a última volta – permitindo-lhe cruzar a linha de chegada como um dos últimos carros quando as condições da pista se tornaram mais favoráveis. Infelizmente, três carros passaram por ele na chicane antes da última volta, resultando em uma perda de quase oito décimos de segundo entre a linha de chegada e La Source. Com uma volta já comprometida, ele não conseguiu melhorar seu tempo na última tentativa – uma volta que foi excluída de qualquer forma por exceder os limites da pista na Curva 4. Isso deixa um gosto amargo para todos nós, pois ele tinha o potencial de entrar no Q2.”

 

Valtteri Bottas:

“Sinto que tiramos o máximo proveito hoje – considerando as condições de pista imprevisíveis e em constante mudança. Conseguimos fazer voltas limpas com um bom timing, e o resultado final é praticamente uma indicação de onde estamos no momento. Cada volta parecia diferente, e foi um grande desafio estimar a aderência dos pneus, mas conseguimos melhorar na última volta de pressão do Q2 com um novo conjunto de pneus – eventualmente conquistando o 14º lugar no grid. As condições devem ser diferentes novamente amanhã, mas conseguimos fazer uma boa quantidade de voltas no seco ontem para entender adequadamente nosso setup para a corrida, o que deve nos ajudar a estar na briga. Amanhã é uma nova oportunidade para irmos com tudo, e seria bom finalmente marcar pontos antes de entrar nas férias de verão. Vimos algumas corridas imprevisíveis nesta pista e, no geral, sempre foi uma corrida bastante dominada pelo ritmo, então vamos ver o que temos reservado para amanhã.”

 

Guanyu Zhou:

“Sinto que definitivamente perdemos uma chance na sessão de qualificação de hoje. Minha primeira tentativa com pneus intermediários não foi ruim, e acredito que poderia ter entrado no top 15 naquele momento. No entanto, ao parar para um novo conjunto de pneus, a equipe me segurou na pit lane para cronometrar melhor nossa última tentativa e, infelizmente, essa estratégia não funcionou. Acabei no final de um trem de carros indo para a última chicane, e com apenas uma volta para preparar meus pneus de forma ideal, foi impossível melhorar meu tempo. É decepcionante porque acho que poderíamos ter conseguido um resultado melhor. Apesar desse contratempo, acredito que podemos recuperar algum terreno amanhã, dada a minha sensação geral hoje e a forma como o carro estava se comportando.”

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.