A equipe Sauber voltou à ação após as férias da Fórmula 1 para as duas sessões de treinos livres do GP da Holanda nessa sexta-feira. A chuva afetou o TL1, enquanto o sol brilhou no TL2, mas as duas sessões tiveram ventos fortes que criaram condições difíceis para os pilotos. O novato Robert Shwartzman fez um bom trabalho no TL1, substituindo Valtteri Bottas, que retornou no TL2, enquanto Zhou Guanyu completou ambas as sessões de forma produtiva.
Em termos de resultado na pista, Shwartzman ficou com o P16 no TL1 e Bottas com o P18 no TL2. Zhou fechou o TL1 com o P10 e o TL2 com o P16.
Bottas: “Voltar ao carro depois de algumas semanas parado e encontrar essas condições tempestuosas foi definitivamente complicado! Não foi fácil encontrar o equilíbrio certo hoje e com as condições mudando tão rapidamente, foi difícil encontrar o ritmo necessário para entrar no fluxo, especialmente em uma pista assim. No entanto, temos mais uma sessão de treinos livres amanhã, além do trabalho que faremos hoje à noite. Nossa tarefa será encontrar um pouco mais de equilíbrio, e isso se traduzirá em mais desempenho. Sabemos que ainda falta algo em termos de ritmo para estar entre os dez primeiros, mas amanhã as condições serão difíceis novamente e junto com um pouco de sorte, isso pode nos ajudar. Por enquanto, precisamos nos concentrar em fazer a nossa parte para obter um melhor equilíbrio geral”, concluiu.
Zhou: “É ótimo estar de volta à pista e Zandvoort sempre traz boa energia. Hoje foi um dia bem tranquilo para nós no geral. A pista e as condições do vento foram bem desafiadoras, mas ainda consegui completar duas sessões limpas que nos permitiram coletar dados e informações valiosas. Parece que não estamos muito longe, mas ainda precisamos encontrar mais ritmo, especialmente com combustível cheio. Como em corridas anteriores, vimos que nossas chances são melhores quando as condições são mistas em comparação a uma pista totalmente seca. Com alguma chuva e vento prováveis amanhã, estamos esperançosos por um bom dia que nos permitirá aproveitar nossas oportunidades, nos colocando em uma boa posição para a corrida de domingo”, acrescentou.
Shwartzman: “Primeiramente, gostaria de agradecer à Equipe Stake F1 KICK Sauber e à Ferrari por esta oportunidade. A equipe foi super acolhedora comigo imediatamente, e também pude ver alguns rostos conhecidos, pessoas com quem já trabalhei na Ferrari antes. Fazia quase um ano desde a última vez que pilotei um carro de Fórmula 1, em Abu Dhabi, e quando cheguei aqui, sabia que tinha que me adaptar rapidamente. Além disso, Zandvoort é possivelmente uma das pistas mais desafiadoras, embora muito agradável de pilotar, e com as condições mistas de hoje, eu precisava estar lá imediatamente. No geral, posso dizer que estou feliz com o desempenho de hoje. Foi uma boa sessão de aprendizado, apesar da chuva e dos ventos fortes, e o carro estava bom. Fiquei preso em algum tráfego perto do fim, o que me fez perder algum tempo e tornou difícil fazer um tempo de volta melhor. Acho que poderia ter melhorado ainda mais com os pneus slick, se tivéssemos uma volta extra. Ainda assim, foi um bom dia, e estou feliz com a forma como as coisas aconteceram”, finalizou.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Holanda ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.