Zhou Guanyu aposta na troca de chassi para tentar reverter seu mau momento na Fórmula 1. O piloto da Sauber vai utilizar um modelo anterior do C44 no GP da Espanha neste fim de semana, buscando solucionar os problemas enfrentados desde as modificações introduzidas em Ímola.
A temporada 2024 tem sido um desafio para o piloto chinês, que acumula eliminações no Q1 e nenhum ponto conquistado nas nove primeiras corridas. No último GP do Canadá, em Montreal, Zhou sofreu diversos acidentes nos treinos e se classificou como o piloto mais lento.
Um dos principais obstáculos enfrentados por Zhou é o comportamento do carro em pisos irregulares. Ele acredita que a volta a uma especificação anterior do C44 possa ajudá-lo a recuperar o desempenho.
“O carro está muito rígido sobre os bumps”, afirmou Zhou. “Isso me impede de atacar. Por exemplo, o erro que cometi no TL3 em Montreal foi terrível. De repente, você bate nas ondulações e o carro simplesmente roda. Foi algo estranho e um pouco chocante. Mas fizemos muitas mudanças antes deste fim de semana, basicamente trocando tudo de volta para uma especificação diferente, para garantir que eu recupere a sensação que tinha pelo menos no começo do ano”, disse ele.
Zhou espera que a alteração traga um novo começo: “Estou ansioso para este final de semana porque é um carro totalmente novo, é como começar do zero. Trocamos o chassi e várias peças (em Ímola), então estamos mudando tudo de volta para o que eu tinha antes.”
O piloto chinês afirmou ainda que Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, não enfrenta o mesmo problema na mesma intensidade. “Os impactos que eu sinto e a forma como o carro reage são mais extremos do que o que acontece no lado dele na garagem.”
“Por isso tomamos a decisão de mudar. Acho que é a decisão certa e estou feliz por ter sido feita. Não é fácil para a equipe se comprometer com isso, mas espero que seja a escolha correta. E só pode melhorar”, encerrou Zhou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.