O veterano jornalista de Fórmula 1, Joe Saward, afirmou que ouviu ‘de uma boa fonte’, que a Cadillac recentemente adquiriu a propriedade intelectual das unidades de potência ‘descartadas’ pela Alpine-Renault, para a futura era de regulamentos da categoria em 2026.
A regulamentação que vai entrar em vigor na F1 em 2026, terá novas regras aerodinâmicas e de motor, com a unidade de potência passando a ser sendo 50% elétrica e 50% a combustão. A Renault, proprietária da equipe Alpine, vinha trabalhando no novo projeto, mas a cúpula da montadora francesa optou por não seguir com o projeto e encerrar as atividades da fabricação de motores de F1 em Viry-Châtillon, o que deve levar a Alpine a se tornar uma equipe-cliente de unidades de potência, muito provavelmente da Mercedes, conforme informou anteriormente o Motorsport.com.
Segundo a informação de Saward, a marca norte-americana Cadillac, propriedade da General Motors (GM), é aliada da equipe Andretti, também dos EUA, na empreitada do time na tentativa de entrar na F1, o que não foi aprovado pela Liberty Media, proprietária da categoria.
A questão agora, é se isso pode mudar com a aquisição da propriedade intelectual da Renault. A ideia da GM caminharia nesse sentido, com a referida compra podendo até adiantar os planos da gigante americana, cujo discurso vinha girando em torno de ter sua própria unidade de potência nos carros da Andretti na F1 em 2028. Se essa aquisição for confirmada, este prazo poderia ser adiantado.
Isso se deve ao fato, de que o projeto de motor da Renault para 2026 vinha mostrando alguns sinais positivos de competitividade, e na perspectiva da Cadillac, essa compra seria uma ‘segurança’ com relação ao projeto de entrar na F1 como fabricante de unidades de potência.
A GM, através da Cadillac, tem o desejo de realmente ingressar na F1, independentemente da Andretti, e essa a aquisição da propriedade intelectual dos motores da Renault que estavam sendo desenvolvidos, pode funcionar muito bem para a marca norte-americana, mesmo se a Andretti continue a ter sua participação barrada pela F1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.