Oscar Piastri, da McLaren, terá que prestar esclarecimentos aos comissários de prova após ser acusado de atrapalhar Kevin Magnussen, da Haas, durante o Q1 na sessão de classificação para o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1.
A alegação é de que Piastri teria impedido a passagem de Magnussen na curva 2, comprometendo o tempo do dinamarquês, que não conseguiu avançar para o Q2. O australiano, por sua vez, obteve o segundo lugar no grid de largada, atrás apenas de Max Verstappen.
Caso seja considerado culpado pela infração do Artigo 37.5 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 da FIA (“Carro 81 impedindo desnecessariamente o Carro 20 na curva 2 às 16:16” – horário local), Piastri corre o risco de perder sua posição de largada.
A situação aumenta a tensão no box da McLaren. Após a equipe concentrar as atualizações no carro de Lando Norris em Miami, resultando na primeira vitória do britânico, Piastri recebeu apenas metade do pacote. Agora, com o desenvolvimento completo à disposição, o australiano espera brigar pela vitória contra Verstappen. No entanto, a investigação dos comissários pode colocar em xeque seu resultado na sessão de classificação.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.