Recentemente começaram a circular mais notícias indicando que a Fórmula 1 estaria prestes a trocar Catalunha por Madrid, como sede dos futuros GPs da Espanha a partir da temporada 2026.
Segundo o jornalista Joe Saward, em breve será anunciado que a capital espanhola, Madrid, poderá sediar a F1. A cidade manifestou seu interesse em sediar o GP espanhol em junho de 2022, citando a capacidade de proporcionar um ‘grande espetáculo esportivo e de entretenimento’. Na época, Enrique Lopez, ministro do governo da Comunidade de Madrid, enviou uma carta ao CEO da F1, Stefano Domenicali, confirmando o interesse da cidade em sediar um GP.
Embora o Circuito de Barcelona-Catalunya atualmente receba a etapa espanhola da F1 anualmente, com contrato até o final de 2026, parece que Madrid conseguiu um acordo para as próximas temporadas, estreando em 2026 em um contrato proposto de dez anos.
O novo circuito será semi-permanente, situado nas proximidades do centro de convenções IFEMA, próximo ao Aeroporto de Barajas.
A mudança significaria a despedida do Circuito de Barcelona-Catalunya, que recebe o evento desde 1991 e é bastante apreciado pelas equipes, engenheiros e pilotos, como o local ideal para testar o desempenho geral de um carro de F1.
Embora o Circuito de Catalunha seja conhecido por ser o local de testes, a F1 havia alertado os promotores do evento no ano passado para resolverem seus problemas ‘inaceitáveis’ de tráfego e também organizacionais, que surgiram durante o GP de 2022.
Em 2026 Madrid deve se tornar palco da F1 novamente, sendo que a última vez que isso ocorreu, foi em 1981 no circuito permanente de Jarama. O novo evento será financiado privadamente, com o apoio das autoridades da cidade e da região, contando com uma rede de metrô como meio de transporte sustentável.