F1: Sentimentos mistos para a AlphaTauri em Baku

A AlphaTauri ficou muito satisfeita com o P8 de Yuki Tsunoda na qualificação hoje em Baku para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, mas decepcionada com o P20 de Nyck de Vries, após o holandês bater no muro e encerrar prematuramente sua sessão.

Jonathan Eddolls, engenheiro chefe de corrida: “O formato do final de semana sprint, trouxe uma emocionante sexta-feira, e essa pista é conhecida por ter muita ação, como a vivida hoje. Apesar de termos trazido vários novos componentes aerodinâmicos, nossa competitividade esperada com base nos últimos eventos, foi que não éramos fortes o suficiente para o Q3. Como resultado, nos esforçamos muito na preparação do TL1 e na qualificação, para nos dar a melhor chance de largar o mais alto possível no domingo, onde mais pontos estão disponíveis. Ambos os pilotos usaram dois conjuntos de pneus macios e médios no TL1. Yuki tocou a parede em seu primeiro set e danificou o aro causando um furo, então ele teve que abortar a volta. Felizmente para ele, houve uma bandeira vermelha quase ao mesmo tempo, então ele não perdeu muito tempo de pista, mas ainda assim o colocou em desvantagem pelo resto da sessão. Nyck foi construindo ao longo da sessão e fez uma volta muito limpa, demonstrando que o carro é mais competitivo aqui e que tínhamos potencial para uma boa qualificação. Infelizmente, na fila para sair dos boxes em sua primeira saída, o carro de Nyck teve um pequeno problema que nos obrigou a empurrá-lo de volta para a garagem para resolver, e isso o fez perder uma volta, colocou-o para trás e deixou-o com os pneus frios. Em sua volta rápida, ele travou as rodas na curva 3 e foi para a parede, encerrando sua qualificação. Tivemos que permanecer bastante fluidos com os planos para Yuki com as inúmeras bandeiras vermelhas e dificuldades, preparando os pneus, mas a equipe, com o valioso feedback de Yuki, fez um ótimo trabalho para administrar a situação e chegar ao Q3. A desvantagem da nossa preparação de qualificação no TL1 significava que não tínhamos pneus novos restantes para o Q3, mas Yuki fez uma volta fantástica com o pneu usado para terminar em 8º para a corrida de domingo. Agora mudamos o foco para a disputa de amanhã, que é uma novidade para este evento, e nos dá outra chance de mostrar a competitividade do carro aqui”, concluiu.

Tsunoda: “Em primeiro lugar, toda a equipe fez um ótimo trabalho. Nossa fraqueza tem sido a velocidade em linha reta e todos em Bicester trabalharam duro para trazer atualizações para nos tornar mais competitivos, por isso estou satisfeito com o resultado e animado com o futuro. É uma pena como a qualificação terminou para Nyck, porque ele parecia forte durante o TL1, mas estou feliz por ele estar bem. Olhando para a minha qualificação, estou feliz por ter conseguido maximizar o desempenho do carro e aliviar com meu primeiro P8 do ano. É um passo na direção certa e os pontos podem ser possíveis ao longo deste fim de semana, então continuaremos trabalhando para encontrar ainda mais desempenho, para que possamos trazer para casa alguns pontos durante a corrida sprint”, acrescentou.

De Vries: “Hoje foi muito decepcionante. Nosso pacote parece muito forte durante o TL1 e esperávamos capitalizar isso na qualificação. Começamos a sessão com um pequeno contratempo que precisa ser investigado, então não foi o começo mais tranquilo. Eu não consegui conversar com a equipe ainda, então antes de tirar qualquer conclusão, quero olhar e analisar os dados, para ver o que realmente aconteceu. Olhando para para um novo começo amanhã, esperamos lutar com P7 e P8. Historicamente, Baku pode se tornar bastante confuso, especialmente no início, então nós veremos o que acontece. As atualizações que trouxemos aqui parecem promissoras, então vou me reunir com todos esta noite para descobrir o que pode ser melhorado para o resto do final de semana”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.