F1
|
30 de outubro de 2024 10:00

F1: Separados por 34 anos, McLaren MP4/5B e MCL38 guardam grandes diferenças

Quem acompanha de perto as notícias sobre o GP de São Paulo de Fórmula 1, seja aqui no F1MANIA.NET, seja em outros lugares, sabe que a McLaren MP4/5B, carro com o qual Ayrton Senna foi campeão mundial em 1990, dará uma volta de exibição no Autódromo de Interlagos. Mas, e se compararmos com os modelos atuais, qual o tamanho desta diferença? É isso que vamos tentar mostrar aqui.

Foto: Angelo Orsi

Primeiro, é preciso deixar claro de que os carros de hoje são muito mais evoluídos tecnologicamente em relação aos de 34 anos atrás. Porém, o MP4/5B era o que havia de mais moderno na época. Vale lembrar ainda que este modelo foi uma evolução do equipamento usado pelo time na temporada anterior. Por isso da letra B no nome do carro.

O modelo desenvolvido pela McLaren para a temporada de 1990 da F1 foi desenhado por Neil Oatley e era equipado com motor Honda RA100E V10 aspirado, capaz de gerar 700 cv de potência. A transmissão, que foi redesenhada para aquele carro em relação a usada um ano antes, era manual de seis velocidades. Já as linhas do veículo são muito simples, mesmo pensando em aerodinâmica. O carro pesa 505 quilos.

Foto: McLaren

Já o carro da McLaren neste ano é o MCL38, projetado por Rob Marshall, e tem como semelhança ao MP4/5B apenas a construção em fibra de carbono. Por fora, o modelo tem muito mais detalhes. O motor é o Mercedes-AMG F1 M15, um V6 turbo de 1.6 litros que forma um conjunto híbrido com motores elétricos da fabricante alemã. A transmissão é semiautomática de oito velocidades, e o peso do carro é de 798 quilos, já com o piloto, como exige o regulamento.

Ainda não é possível comparar tempo de volta em Interlagos entre o MP4/5B e o MCL38, já que o atual modelo ainda não andou no circuito paulista. Levando em conta o Autódromo Nacional de Monza, na Itália, que já teve a etapa deste ano da F1, e que viu a McLaren sair com a pole position nas duas ocasiões, a diferença em tempo é de pouco mais de três segundos, enquanto, na média, são menos de 10 km/h.

Em 1990, Ayrton Senna colocou o MP4/5B na pole position do GP da Itália com a marca de 1min22s533, com uma média de 252,990 km/h. Já neste ano, foi Lando Norris quem garantiu a posição de honra para a equipe de Woking. Com o MCL38, o inglês cravou 1min19s327 no giro mais rápido da classificação, com uma média de 262,897 km/h.

O GP de São Paulo será disputado neste domingo, a partir das 14h, e contará com acompanhamento em tempo real de F1MANIA.NET.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.