A F1 desembarca neste final de semana para disputar o GP do Catar. A corrida marca a 17ª etapa da temporada 2023, primeira chance de Max Verstappen de conseguir seu tricampeonato e também o retorno da categoria a Losail.
A última passagem do certame pelo país aconteceu no ano de 2021. Na época, o circuito foi a 20ª parada do calendário e a prova aconteceu imediatamente uma semana após o GP de São Paulo, em 21 de novembro – depois, só aconteceriam as disputas da Arábia Saudita e Abu Dhabi.
Na época, o grande vencedor foi Lewis Hamilton, que se tornou o primeiro piloto a triunfar em 30 circuitos diferentes. Além disso, Verstappen foi segundo, Fernando Alonso voltou ao pódio após um hiato de cinco anos e Pierre Gasly largou da primeira fila pela primeira vez na carreira.
Agora, em 2023, algumas coisas estão diferentes. Primeiro, Catar vai receber mais uma etapa Sprint da temporada – inclusive, Max pode tornar-se campeão ainda no sábado caso consiga alcançar os resultados necessários.
Ainda, uma série de pilotos atuais não estavam no grid naquela época. São eles Guanyu Zhou, Liam Lawson, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Oscar Piastri, Alexander Albon e Logan Sargeant.