O novato da Stake, Robert Shwartzman, foi penalizado com a perda de cinco posições no grid pelos comissários do GP do México. Embora Shwartzman não seja um piloto regular da Fórmula 1, ele estava no cockpit da Sauber no lugar de Zhou Guanyu para o TL1 obrigatório, mas cometeu uma infração durante o incidente envolvendo Ollie Bearman e Alex Albon, que resultou em bandeira vermelha.
Durante a sessão, Shwartzman ultrapassou Yuki Tsunoda sob bandeiras amarelas duplas, acionadas devido ao acidente à frente – um momento em que os pilotos devem reduzir a velocidade e estar preparados para parar. A penalidade usual para esse tipo de infração é a perda de cinco posições no grid, e os comissários aplicaram a sanção mesmo que Shwartzman ainda não tenha estreado oficialmente em um Grande Prêmio. No entanto, ele poderia ser convocado caso Zhou ou Valtteri Bottas precisem ser substituídos em alguma das próximas etapas.
Reconhecendo a natureza atípica da situação, os comissários enfatizaram a importância da “consistência” na aplicação das penalidades, aplicando o mesmo critério utilizado para pilotos titulares.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.