F1: Sobre anular GP de Singapura de 2008, Massa argumenta que em outros esportes resultados são revertidos

No mês passado, Felipe Massa revelou que está buscando meios legais para que os resultados do campeonato de 2008 na Fórmula 1 sejam alterados. A alegação parte de que a corrida em Singapura foi manipulada e, por isso, deve ser anulada. 

Assim, pela pontuação do campeonato, Massa seria o campeão, uma vez que Lewis Hamilton, pontuador da etapa em questão, conquistou o título apenas um ponto à frente do brasileiro. 

No episódio em Singapura, Nelson Piquet Jr bateu no muro de propósito, seguindo ordens da Renault para gerar um safety car e ajudar Fernando Alonso. Após ser dispensado pela Renault, depois do GP da Hungria de 2009, Nelsinho Piquet falou sobre o ocorrido e uma investigação deu início. A Renault foi considerada culpada, sendo banida da Fórmula 1 por dois anos. 

Além disso, Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, revelou que tanto ele quanto Max Mosley, presidente da FIA na época, sabiam do caso desde o início, mas para “proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo” não tomaram qualquer atitude. 

Em entrevista à Esportelândia, Massa foi questionado se recorda de algum caso semelhante na Fórmula 1 para que haja a reversão do resultado: “Em 2007, a McLaren copiou o carro da Ferrari. Eles foram então desclassificados do campeonato. Eles foram punidos pelo que aconteceu. No meu caso, nenhuma punição foi aplicada”, respondeu.  

O brasileiro não compreende porquê seu caso não teve um desfecho diferente: “Nesse caso [de 2008], não houve punição. No futebol e em outros esportes aconteceram muitas coisas, onde foram corrigidos os resultados”, argumentou Massa. 

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.