F1: Sonho de voltar à Red Bull acabou para Ricciardo

Parece que o sonho de Daniel Ricciardo de voltar à Red Bull Racing acabou. Com a renovação de contrato de Sergio Perez por mais duas temporadas, dificilmente a dupla (Max) Verstappen-Ricciardo estará junta novamente na Fórmula 1.

A amizade entre Ricciardo e o chefe da Red Bull, Christian Horner, é conhecida. Horner chegou a afirmar na última temporada da série da Netflix, ‘Drive to Survive’, que o australiano é seu piloto favorito de todos que já passaram pela equipe, superando inclusive Verstappen e Sebastian Vettel.

Foi pensando nisso, ou talvez não, que Horner deu a Ricciardo a chance de retornar à Fórmula 1 após sua passagem conturbada pela McLaren. O australiano chegou à AlphaTauri (atual RB) no meio do ano passado, com a missão de recuperar seu desempenho.

Na AlphaTauri, Ricciardo teve um bom tempo para se readaptar à categoria, quando substituiu Nyck de Vries após dez corridas, com De Vries tendo resultados considerados decepcionantes. Porém, o retorno esperado por Ricciardo não aconteceu. Mesmo com oportunidades, o australiano não conseguiu superar seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda.

Enquanto sonhava com um retorno triunfal à Red Bull, apelidando a possibilidade de ‘O sonho final’, Ricciardo viu sua chance desaparecer com a renovação de Perez. Nem mesmo a amizade com Horner foi suficiente para garantir a vaga.

Agora, resta a dúvida: Ricciardo seguirá na Fórmula 1? A permanência na RB parece ser a opção mais provável. Sem a perspectiva de subir para a Red Bull Racing, um dos maiores motivadores de Ricciardo na última temporada desaparece.

Vale lembrar que, após a saída da McLaren, o australiano afirmou que preferia um ano sabático a lutar por posições intermediárias na F1. Depois disso, qual será o futuro do piloto australiano, só o tempo irá mostrar.