F1 – Sprint Race no Brasil: como foi a de 2021 e expectativas para 2022

No ano passado, foram introduzidas as Sprint Races na F1. O formato diferente no fim de semana tem como objetivo aumentar o entretenimento durante os três dias de ação na pista. Em 2021, três eventos Sprint foram realizados, um deles sendo no Brasil. Neste ano, novamente três eventos Sprint foram distribuídos ao longo da temporada, e o Brasil será o anfitrião do último deles.

Os fins de semana de Sprint Race acontecem da seguinte forma: na sexta-feira são realizados o TL1 e a classificação “comum”, que define o grid de largada para a Sprint Race. No sábado, acontece o TL2 e a Sprint, que tem apenas 100km e seu resultado define as posições de largada para o domingo. Além disso, a corrida de sábado distribui pontos para os oito primeiros colocados.

Na temporada passada, a Sprint Race no Brasil foi carregada de emoção. Lewis Hamilton, da Mercedes, havia sido desclassificado na sexta-feira, e largou na última posição, escalando o grid para terminar a sprint de apenas 24 voltas na quinta posição. No entanto, o heptacampeão recebeu uma punição por troca de motor e largou em décimo no domingo. Além disso, Valtteri Bottas, que era da Mercedes na época, fez uma largada excelente e ultrapassou Max Verstappen, vencendo a sprint. Vale lembrar que, na última temporada a disputa do título mundial entre o holandês e Hamilton estava extremamente acirrada naquele momento, e cada ponto era de muita importância.

Outras ultrapassagens como a de Lando Norris, da McLaren, em cima de Charles Leclerc, da Ferrari, fizeram a corrida ainda mais emocionante. No final, a Sprint terminou com Bottas em primeiro, Verstappen em segundo e Carlos Sainz, da Ferrari, em terceiro. Essas posições e todas as demais do grid, acabaram por proporcionar uma bela corrida no domingo – GP que foi vencido por Lewis.

Com um antecedente tão bom, as expectativas para a Sprint Race deste fim de semana são igualmente altas, especialmente considerando a batalha apertada no campeonato de pilotos pelo segundo lugar – que está entre Leclerc e Sergio Perez. Levando em conta que os oito primeiros lugares recebem pontos, os rivais da Ferrari e Red Bull, que estão separados por apenas cinco pontos, devem se enfrentar na pista. Além disso, a Mercedes ainda busca sua primeira vitória do ano, e uma posição de largada boa no domingo é essencial.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia de Vivo.