F1: Steiner afirma que não quer um piloto novato na Haas em 2023

Enquanto a Haas ainda não definiu quem será o companheiro de equipe de Kevin Magnussen em 2023, o chefe da equipe, Guenther Steiner, já descartou a possibilidade de que seja um piloto novato.

O chefe da Haas optou pela experiência de Magnussen para substituir o russo Nikita Mazepin no início desse ano, que foi dispensado da equipe após a invasão da Rússia na Ucrânia, além de não ter apresentado nenhum resultado expressivo, depois de comandar dois novatos em 2021, onde Mick Schumacher superou confortavelmente Mazepin ao longo do ano passado.

Mas Steiner teve várias dores de cabeça ao longo de 2021, orientando a dupla de novatos durante sua primeira temporada na Fórmula 1, enquanto tinha que ouvir as reclamações de Mazepin sobre sua crença de que ele tinha um chassi mais pesado que seu companheiro de equipe alemão.

Depois que Mazepin foi demitido antes do início da atual temporada, Magnussen voltou direto para a equipe que havia deixado no final de 2020 e continuou de onde parou, trazendo anos de experiência na Fórmula 1 com ele.

A Haas é agora uma das três equipes a ter oficialmente uma vaga disponível na próxima temporada, junto com a Alpine e a Williams, e o chefe da equipe, Steiner, reiterou que eles não serão apressados em escolher um novo parceiro para Magnussen ou então manter Schumacher por mais um ano.

Falando em Singapura no final de semana passado, Steiner comentou no site oficial da F1, sobre a situação de seu segundo piloto para 2023.

“Não há muito mais vagas por aí, nem pilotos. Não há muitas opções, então só queremos ter certeza de que tomaremos a decisão certa e não nos arrependeremos no próximo ano”, disse ele.

Dadas as diferenças significativas que ele teve ao gerenciar dois pilotos novatos no ano menos competitivo que a Haas teve na categoria, ele acrescentou que, se escolhesse um novo piloto, ele teria que já ter experiência anterior na F1.

“Eu diria que não terei novatos no futuro próximo”, afirmou Steiner. “Mas quero dizer, precisamos ver o que é melhor para a equipe ou quem é a melhor pessoa, ou quem é o melhor piloto para levar a equipe adiante”, acrescentou.

O atual piloto da McLaren, Daniel Ricciardo, que será dispensado pela equipe no final da temporada, foi considerado como um dos pilotos em consideração para uma vaga na Haas, mas Steiner disse recentemente que a equipe não esperaria que o australiano tomasse uma decisão sobre seu futuro, e que vai trabalhar de acordo com seu próprio cronograma.