O ex-chefe da Haas, Guenther Steiner, discorda da teoria de que a Red Bull Racing deva rever as atualizações do RB20 para ajudar Sergio Perez a melhorar seu desempenho na temporada 2024 da Fórmula 1. Segundo o italiano, o problema não está no carro, mas sim no piloto.
Perez vive um momento delicado na temporada, com uma sequência de nove corridas fora do pódio, e atuações nada convincentes. A situação do mexicano gerou especulações sobre uma possível troca de piloto na Red Bull, com Daniel Ricciardo ou Liam Lawson sendo cotados como substitutos, porém a equipe confirmou Perez, pelo menos até o final deste ano.
Steiner acredita que o principal problema de Perez é psicológico. “Acho que é algo mental. Há algum estresse envolvido e então quando você considera o quanto é preciso para ser três ou quatro décimos mais rápido, é compreensível que você perca a confiança por um tempo. Você se sente sempre sob pressão, todo mundo está te olhando e todo mundo está comentando”.
O italiano ressalta ainda a importância da força mental para lidar com a pressão de ser piloto de Fórmula 1, especialmente quando se é companheiro de equipe de um campeão como Max Verstappen. “Os verdadeiros campeões não sentem isso”, acrescentou o ex-chefe da Haas.
Apesar de reconhecer o momento difícil de Perez, Steiner acredita que a Red Bull tomou a decisão correta ao manter o mexicano na equipe. “Eu não acho que vai”, disse ele sobre a possibilidade de Perez se recuperar. “Todos nós achamos que ele não sobreviveria às férias da F1, mas ele ainda está lá”, finalizou.