O ex-chefe da Haas, Guenther Steiner, discorda da teoria de que a Red Bull Racing deva rever as atualizações do RB20 para ajudar Sergio Perez a melhorar seu desempenho na temporada 2024 da Fórmula 1. Segundo o italiano, o problema não está no carro, mas sim no piloto.
Perez vive um momento delicado na temporada, com uma sequência de nove corridas fora do pódio, e atuações nada convincentes. A situação do mexicano gerou especulações sobre uma possível troca de piloto na Red Bull, com Daniel Ricciardo ou Liam Lawson sendo cotados como substitutos, porém a equipe confirmou Perez, pelo menos até o final deste ano.
Steiner acredita que o principal problema de Perez é psicológico. “Acho que é algo mental. Há algum estresse envolvido e então quando você considera o quanto é preciso para ser três ou quatro décimos mais rápido, é compreensível que você perca a confiança por um tempo. Você se sente sempre sob pressão, todo mundo está te olhando e todo mundo está comentando”.
O italiano ressalta ainda a importância da força mental para lidar com a pressão de ser piloto de Fórmula 1, especialmente quando se é companheiro de equipe de um campeão como Max Verstappen. “Os verdadeiros campeões não sentem isso”, acrescentou o ex-chefe da Haas.
Apesar de reconhecer o momento difícil de Perez, Steiner acredita que a Red Bull tomou a decisão correta ao manter o mexicano na equipe. “Eu não acho que vai”, disse ele sobre a possibilidade de Perez se recuperar. “Todos nós achamos que ele não sobreviveria às férias da F1, mas ele ainda está lá”, finalizou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.