F1
|
31 de janeiro de 2025 09:28

F1: Steiner elogia Horner por superar desafios na Red Bull em 2024

O ex-chefe da Haas na Fórmula 1, Guenther Steiner, afirmou que Christian Horner merece reconhecimento pela maneira como lidou com os desafios enfrentados pela Red Bull Racing durante a temporada 2024. Falando ao GPBlog, Steiner destacou a turbulência vivida pelo dirigente britânico, que precisou gerenciar a saída de nomes importantes da equipe e a queda de rendimento do time em relação aos anos anteriores.

Apesar dessas dificuldades, Max Verstappen conquistou seu quarto título de pilotos consecutivo, mas a Red Bull perdeu o domínio absoluto da categoria e ficou apenas na terceira posição no campeonato de construtores. Sergio Perez, que teve um desempenho muito abaixo do esperado, acabou sendo dispensado pela equipe após a última corrida do ano passado, em Abu Dhabi.

Steiner relembrou que o ano de Horner começou com problemas fora da pista, se referindo à investigação interna conduzida pela própria Red Bull, após acusações de comportamento inadequado (assédio sexual contra uma funcionária da equipe). “Acho que ele (Horner) vai lembrar de 2024 como o pior ano da vida dele, com tudo o que aconteceu. Temos que dar crédito, pois ele sempre enfrentou a situação de frente”, afirmou Steiner.

O ex-dirigente também apontou que a Red Bull sofreu por depender exclusivamente de Verstappen na briga pelo título. “Eles tinham apenas um carro competitivo, enquanto enfrentavam uma McLaren com dois pilotos muito bons. Não estou dizendo que Checo (Perez) não é um bom piloto, mas em 2024 ele não foi. Ele já venceu corridas antes, mas no ano passado teve um desempenho abaixo do esperado”, acrescentou.

Outro ponto destacado por Steiner foi a perda de figuras-chave dentro da equipe, como Adrian Newey, que foi para a Aston Martin, e Jonathan Wheatley, que assumiu um novo cargo na estrutura da Sauber-Audi. Além disso, o estrategista Will Courtenay também está de saída, rumo à McLaren.

“Essas pessoas estavam na equipe há muito tempo e conhecem cada detalhe do funcionamento da Red Bull. Ter sangue novo pode ser bom, mas substituir alguém como Adrian será um desafio enorme. Só o tempo dirá como Christian vai lidar com isso, mas não está ficando mais fácil para ele”, finalizou Steiner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.