F1: Stella afirma que rivais da McLaren estão fazendo “guerra psicológica”

Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que as equipes concorrentes na Fórmula 1, estão recorrendo a uma ‘guerra psicológica’ para tentar desestabilizar sua equipe. Segundo o italiano, essa estratégia não só não funcionou, como acabou fortalecendo ainda mais a equipe de Woking, que segue firme na disputa pelo título de construtores nesta temporada.

Com Lando Norris e Oscar Piastri regularmente brigando por poles, pódios e vitórias, a McLaren se consolidou como uma das principais forças no campeonato de 2024, com uma vantagem de 40 pontos sobre a Red Bull Racing, restando cinco GPs e duas corridas Sprint no calendário.

O comentário de Stella surgiu após as críticas e questionamentos feitos por equipes rivais sobre a asa traseira da McLaren, especialmente após a vitória de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão. As equipes adversárias alegaram que havia um efeito de ‘mini-DRS’ nas retas, mesmo quando o sistema não estava ativado, o que gerou uma investigação.

Stella esclareceu que todas as asas da equipe estavam em conformidade com os regulamentos técnicos e que passaram por todas as verificações de flexibilidade impostas pela FIA. “Tivemos conversas com a federação e recebemos todas as garantias necessárias”, disse Stella em entrevista à Autosport.

Ele também destacou que a situação expôs uma tentativa de enfraquecer a McLaren através da mídia, mas que o efeito foi o oposto: “Essa tentativa de guerra psicológica foi usada para colocar a McLaren em uma posição ruim, mas isso só nos fortaleceu como equipe”, afirmou.

Para Stella, o fato das equipes rivais estarem focando tanto nas soluções técnicas da McLaren, é um sinal de que estão perdendo o rumo. “Quando os oponentes começam a se distrair tanto com o que estamos fazendo, posso dizer que isso é uma boa notícia. Significa que eles estão perdendo a direção”, encerrou o chefe da McLaren.

Essa disputa nos bastidores reflete a crescente pressão entre as equipes, à medida que a temporada entra em sua reta final e a McLaren se consolida como uma forte candidata para a conquista do título de construtores.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.