F1: Stella destaca resiliência de Verstappen em 2024

O chefe da McLaren, Andrea Stella, acredita que o quarto título de Max Verstappen na Fórmula 1, é muito importante para o holandês, considerando os obstáculos que ele e a Red Bull Racing enfrentaram nesta temporada.

Stella destacou que a facilidade com que o piloto de 27 anos conquistou os títulos de 2022 e 2023 pode ter deixado uma falsa impressão sobre o quão difícil é triunfar na F1. Verstappen garantiu seu quarto título consecutivo, no GP de Las Vegas, terminando à frente do piloto da McLaren, Lando Norris seu principal adversário em 2024, e garantindo o campeonato com duas etapas de antecedência.

Embora o primeiro título do holandês, contra Lewis Hamilton em 2021, seja considerado uma das maiores disputas de campeonato de todos os tempos, bem como uma das mais controversas, seus dois últimos não foram assim. A última temporada foi a mais dominante da história da F1, mas a completa falta de concorrência levou algumas pessoas a sugerir que isso se devia apenas ao excelente desempenho do RB19, e não de Verstappen.

Portanto, Stella acredita que seu sucesso em 2024 ajudará a garantir o lugar do piloto da Red Bull entre os grandes da F1. “Quero expressar meus parabéns a Max Verstappen”, disse o italiano de 53 anos à imprensa. “Quatro campeonatos mundiais consecutivos, e acho que este título confirma que Max é um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1. E é muito importante para ele, porque possivelmente no passado, as pessoas podem ter considerado que é fácil vencer corridas e campeonatos quando se tem o melhor carro, mas nunca é fácil vencer tão consistentemente.”

Apesar de ter iniciado a temporada 2024 com a mesma forma imperiosa com que terminou 2023, este ano rapidamente se transformou em um teste de persistência e uma disputa de campeonato desgastante. O agora quatro vezes campeão de F1 venceu quatro das cinco primeiras etapas, mas a partir do GP de Miami, raramente teve o pacote mais rápido em qualquer final de semana de corrida.

Mesmo assim, Verstappen conseguiu manter Lando Norris à distância, enquanto McLaren, Ferrari e Mercedes acumularam vitórias. Embora o holandês tenha passado por uma seca de dez corridas sem vitória, que terminou de forma espetacular em São Paulo, a partir da etapa da Miami ele conseguiu ampliar sua vantagem de pontos sobre Norris, de 53 pontos para os 63 que tem após o fim de semana em Nevada, destacando a resiliência que demonstrou.

“Sempre há muitas razões pelas quais as coisas podem dar errado”, afirmou Stella, contrastando o terceiro e o quarto campeonatos de Verstappen. “No ano passado, eles estavam operando, piloto e equipe, em alto nível. Mas este ano, quando muitas vezes ele não tinha o melhor carro, o que ele conseguiu extrair de finais de semana em que não tinha o melhor material confirma que estamos na era de Max Verstappen nestes últimos anos, e ele merece o que está conquistando”, completou Stella.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.