A McLaren manteve o foco no campeonato de construtores como sua principal meta na temporada 2024 da Fórmula 1, deixando o título de pilotos em segundo plano, conforme afirmou o chefe da equipe, Andrea Stella. A equipe de Woking chegou ao GP de São Paulo com chances em ambas as disputas, mas reforçou que a prioridade é consolidar a conquista coletiva.
Na corrida em Interlagos, Lando Norris largou da pole position, mas terminou a corrida em sexto lugar, enquanto Max Verstappen venceu mesmo tendo largado da 17ª posição, ampliando sua vantagem no campeonato para 62 pontos. Com isso, o holandês se aproxima de assegurar o título de pilotos já na próxima etapa em Las Vegas.
Apesar do bom desempenho de Verstappen, os problemas enfrentados (novamente) por Sergio Perez e o fim de semana discreto da Ferrari permitiram que a McLaren aumentasse sua vantagem na disputa pelo título de construtores, com uma liderança de 36 pontos e três GPs e uma corrida Sprint restantes no calendário.
“Em relação ao campeonato de construtores, não muda nada, pois essa sempre foi a nossa prioridade”, afirmou Stella. Ele destacou que qualquer decisão sobre favorecer um dos pilotos nunca superou a importância de maximizar os pontos para a equipe. “Sempre buscamos maximizar o campeonato de construtores acima de qualquer apoio a um piloto específico.”
Stella também comentou sobre o potencial dos próximos circuitos para o desempenho da McLaren. Ele acredita que o traçado de Las Vegas pode ser favorável à Ferrari, mas considera que as pistas do Catar e Abu Dhabi devem se alinhar melhor às características do carro da equipe britânica.
Em relação às falhas de Norris nas relargadas em Interlagos, Stella afastou a ideia de que foram causadas por pressão. “Não acho que houve pressão específica para Lando em relação ao título de pilotos. Às vezes parece que houve um erro, mas é mais uma questão do carro travar as rodas em certas condições. Não vejo a pressão como um fator relevante”, finalizou o chefe da McLaren.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.