A vitória de Lando Norris no GP de Miami de Fórmula 1, foi mais do que especial para a McLaren. O triunfo marcou o fim de um jejum que durava desde o GP da Itália de 2021, quando Daniel Ricciardo venceu pela equipe. Andrea Stella, chefe da McLaren, aproveitou o momento para enaltecer o trabalho de toda a equipe.
Durante todo o final de semana em Miami, a McLaren mostrou bom ritmo. Norris se beneficiou de um Safety Car, mas conseguiu abrir vantagem sobre os demais pilotos após a relargada. A vitória do britânico foi a primeira de sua carreira e encerrou a seca de triunfos da McLaren.
Stella assumiu o comando da equipe em dezembro de 2022, substituindo Andreas Seidl, que foi para a Sauber. A conquista em Miami ganha ainda mais peso quando comparada ao desempenho decepcionante da McLaren na corrida do ano passado no mesmo local, onde Norris terminou na 17ª colocação após ser eliminado no Q1. No entanto, a equipe conseguiu se recuperar na segunda metade de 2023 com uma série de atualizações.
“Tínhamos um plano, e eu podia ver na fábrica que o desenvolvimento, especialmente no setor aerodinâmico, era muito promissor”, disse Stella. “Víamos o departamento trabalhando como nunca, aumentando a eficiência aerodinâmica nos túneis de vento e nas simulações. Mas precisávamos ver se os dados se confirmariam na pista. Sabíamos que tínhamos muito o que fazer para melhorar a carga aerodinâmica e a eficiência do carro. Havia um plano, elementos promissores e encorajadores, mas acima de tudo, muita fé na equipe.”
Stella destacou o talento e a união da equipe como fatores fundamentais para a vitória. “Como líder do grupo, eu podia ver que a McLaren tem muito talento. Eu repeti isso várias vezes. Conversei com as pessoas e pensava: ‘Nossa, esses caras sabem o que fazem, conhecem o trabalho’. Só precisávamos capacitá-los. E então colaborei com líderes que abraçaram completamente essa mentalidade. Na McLaren, não há disputas territoriais. É tudo sobre colaboração, sobre uma abordagem colaborativa para o desempenho e dar espaço para as pessoas. Isso é o que estava acontecendo há doze meses. Mas em termos de resultados, era mais fé do que um plano, se é que me entende”, finalizou.
A vitória em Miami comprova o acerto da filosofia de Stella e demonstra o potencial da McLaren. A equipe agora espera manter o bom momento e brigar por mais pódios e vitórias ao longo da temporada.