F1: Stella questiona peso de punição a Norris no Catar: “Questão importante”

Andrea Stella não ficou feliz com a severidade de punição dada a Lando Norris no Gp do Catar da F1. O chefão da McLaren reconheceu o erro de seu piloto, mas questionou o peso da sanção, que pode afetar a briga pelo Mundial de Construtores.

Durante a prova do último domingo, o britânico não diminuiu durante uma bandeira amarela. Com isso, recebeu uma penalização de 10s de stop and go, o que o despencou no pelotão e resultou em terminar a corrida apenas em décimo com a volta mais rápida.

Com a McLaren na briga pelo título entre equipes, o resultado pode ter consequências. “Checamos todos os dados. Lando entrou no setor quando a bandeira amarela foi acionada. Mas justo, o requerimento foi bastante claro”, explicou Stella.

“Quando há uma amarela no setor, você é pedido que diminua a velocidade, e isso é responsabilidade do piloto. Então, acho que a punição foi merecida nesse caso”, continuou.

“Havia algum perigo imediato para alguém? Uma cena de acidente? Tipo alguma especificação do acidente em que uma infração foi cometida. A especificidade leva à proporção. A penalidade precisa ser proporcional, precisa ser proporcional à gravidade da infração. Curiosamente, a própria FIA estava entrando e saindo com a bandeira amarela, e em algum momento, a bandeira amarela foi até removida, certo?”, seguiu.

“Do ponto de vista da especificidade, quão grave é a situação? Então, acho que estou aqui reconhecendo que, verificando os dados, Lando não diminuiu a velocidade, mas a falta de qualquer especificidade e proporção é muito preocupante e também é um fator que pode ter um impacto decisivo na busca pelo campeonato”, pontuou.

“É um material que a FIA precisa começar a analisar com bastante cuidado, é uma questão importante”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.