Apesar do momento irregular da Aston Martin na temporada 2024 da Fórmula 1, a equipe parece inclinada a manter Lance Stroll no comando de um dos carros. O chefe de equipe, Mike Krack, revelou a confiança na continuidade do piloto canadense, sem comentar o fato de Lance ser filho do proprietário do time, Lawrence Stroll.
Stroll chegou a Aston Martin em 2021, após a reformulação da antiga Racing Point. Desde então, o piloto vem dividindo opiniões. O desempenho oscilante gera questionamentos se o problema está no carro ou no atual 11º colocado no campeonato de pilotos.
Em Montreal, na sexta-feira de treinos livres, Stroll terminou em 17º e em terceiro lugar, respectivamente, no TL1 e TL2. A inconstância reflete o desempenho da própria equipe na atual temporada. No ano passado, a Aston Martin ocupava a terceira colocação no campeonato de construtores. Hoje, figura apenas em quinto, com um déficit superior a 100 pontos.
Mesmo assim, segundo Mike Krack, o piloto canadense enfatizou sua crença na equipe de seu pai: “Lance e eu conversamos e estamos em boa situação. Sabemos que a Aston Martin é a casa de Lance, e no momento ele prefere se concentrar no GP do Canadá, sua corrida em casa, já que tem muita coisa acontecendo e acho que em breve teremos novidades.”
Stroll soma atualmente onze pontos, ocupando a mesma posição no campeonato de pilotos. O companheiro de equipe, Fernando Alonso, possui três vezes mais pontos e é responsável por 75% da pontuação total da Aston Martin.
O resultado positivo de Stroll no segundo treino em Montreal trouxe alguma esperança para a equipe, mas resta saber se o bom desempenho se repetirá na sessão de classificação neste sábado.
Vale ressaltar, que independente das palavras de Krack, se fosse exclusivamente pelo próprio desempenho, Lance Stroll dificilmente teria vaga em outra equipe da Fórmula 1, que não seja a de propriedade de seu pai, Lawrence.