F1: Symonds fala sobre pedido de Domenicali para sua permanência na categoria

Pat Symonds atualmente ocupa o cargo de diretor técnico da Fórmula 1, contudo a realidade poderia ser outra, caso o CEO da categoria, Stefano Domenicali, não tivesse intervido. 

Ainda em 2021, foi anunciada a saída de Ross Brawn e Pat Symonds da Fórmula 1, com Symonds deixando o cargo no meio da temporada de 2022 e Brawn ao final. Em conversa com o Autosport International, Pat revelou que permaneceu na função por conta de Domenicali. 

“Eu tinha um plano de me aposentar no verão passado. Na verdade, eu fiz uma notificação prévia. Você tem que pensar nessas coisas”, argumentou.  

“Minha notificação foi aceita, e então Stefano soube disso e disse: ‘Não, não acho que seja uma boa ideia!’ Portanto, ainda estou aqui, ainda fazendo isso, e ainda estarei por um bom tempo”, apontou o diretor técnico.

Symonds, que teve passagens pela Benetton e Williams, desempenhou um papel fundamental na elaboração dos novos regulamentos técnicos da categoria, com o efeito solo voltando a ser permitido na Fórmula 1.  

Pat comentou sobre o processo de mudança na categoria: “Montamos uma equipe realmente talentosa, muito pequena e realmente voltamos ao básico.” 

“Tínhamos os dois objetivos: um era diminuir o turbilhão de ar atrás do carro, porque você não pode se livrar dele, ele vai estar lá. Em segundo lugar, aceitar que existe um turbilhão de ar e tentar desenvolver um carro capaz de correr atrás desse ar sujo sem ser tão afetado quanto no passado.”

“De um modo geral, acho que acertamos. Vimos algumas soluções diferentes, os carros pareciam diferentes, os pilotos elogiaram. As estatísticas, por falta de uma palavra melhor, mostraram que os carros estavam mais próximos. Então, sim, acho que foi um sucesso razoável”, completou Symonds.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai