Otmar Szafnauer, ex-chefe de equipe da Alpine, acredita que a chegada de Rob Marshall – ex-Diretor de Engenharia da Red Bull – à McLaren como a principal razão para a evolução da equipe e a competição acirrada com a Red Bull.
Marshall se juntou à equipe papaia em janeiro de 2024, onde trabalha como Projetista Chefe, auxiliando na recuperação da McLaren. Neste ano, o time já conseguiu duas vitórias e vários pódios para a conta, mostrando uma abordagem ousada e estratégica, quase como um jogo de Poker aberto nas corridas.
Perguntado sobre o resultado da adição de Marshall na McLaren, Szafnauer disse: “É definitivamente possível que uma pessoa possa vir e dizer: ‘A receita secreta da Red Bull era esta, você deve olhar nesta direção’. Isso é definitivamente possível”.
“Quando você ouve que o desempenho aerodinâmico é desbloqueado através de alguns elementos de design mecânico do carro – e você sabe quais são esses elementos de design mecânico e como esses elementos desbloqueiam o desempenho – você pode apontar essa equipe na direção certa para começar a procurar aqui. É essa direção que você começa a olhar e encontrar desempenho”.
“Absolutamente, uma pessoa pode fazer essa diferença, especialmente quando você tem uma mudança de regras massiva como a que tivemos.”
Em 2024, a McLaren tem sido uma ameaça para a RBR e uma candidata real para ganhar o Mundial de Construtores, assim como um de seus pilotos pode se tornar o novo campeão da F1.
Szafnauer ressalta que é preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as configurações de aerodinâmica e as mecânicas para acertar o carro e obter o melhor desempenho possível nas condições atuais.
“Agora estamos com carros de efeito de solo, onde não estávamos antes, e se havia alguns elementos mecânicos do carro que os outros não tinham, então [uma mudança de desempenho] pode acontecer,” disse.
“Não estou dizendo que foi isso, mas eu acho que há desempenho a ser encontrado nessa área que não é puramente aerodinâmica, mas é um facilitador aerodinâmico.”
Além de Rob Marshall, Adrian Newey e Jonathan Wheatley, duas peças-chave para a Red Bull, estão de saída, indicando que outras equipes poderão se beneficiar dessas mudanças.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.