F1
|
5 de fevereiro de 2025 15:11

F1: Szafnauer dá alerta para Ford sobre parceria com Red Bull

A Red Bull Racing vai entrar em uma nova era na Fórmula 1 em 2026, quando se juntar à Ford, que será parceira na construção de sua nova unidade de potência.

O ex-chefe de equipe na F1, Otmar Szafnauer, fez um alerta à Ford enquanto ela se prepara para se juntar à Red Bull no próximo ano.

A Ford fará parceria com a divisão Red Bull Powertrains, quando os novos regulamentos de unidades de potência entrarem em vigor, juntamente com novas mudanças no chassi. A gigante automotiva americana é uma das várias novas adições ao grid no próximo ano, com Honda e Audi se juntando como fabricantes de unidades de potência.

Com essa parceria, a Red Bull deve se beneficiar do conhecimento da Ford sobre sistemas de bateria, com a produção elétrica recebendo um impulso significativo em 2026.

Antes de trabalhar para equipes como Alpine e Aston Martin, Szafnauer fez parte da Ford antes da virada do milênio. A Ford está ausente da F1 há algum tempo, mas Szafnauer está confiante de que ela ainda tem muito a oferecer à Red Bull no próximo ano.

O ex-chefe de equipe afirmou: “A Ford é uma empresa enorme e muito capaz, e eles estão correndo há muito tempo, inclusive na F1. Eles possuíam sua própria equipe, eram fornecedores de motores e possuíram a Cosworth (também fornecedora de motores na F1) por um tempo. Então, suas raízes no automobilismo são realmente muito, muito profundas, e eles ainda correm na América do Norte agora. A Red Bull está conseguindo um parceiro muito competente e capaz.”

No entanto, Szafnauer alertou que a Ford deve ter cuidado para não aplicar todo o seu conhecimento existente ao projeto, pois ele pode não se traduzir em sucesso na F1.

“Agora, uma coisa que aprendi quando saí da Ford para a British American Racing (BAR) em 1998, é que rapidamente entendi como as coisas que funcionavam na Ford que também funcionariam na F1 e que eu precisava aplicar. Mas há outras coisas que funcionariam bem na Ford que não funcionariam bem na F1, justamente o contrário, isso as atrasaria. Essas coisas, você não aplica e você tem que ter a experiência de ambos os lados para dizer: ‘Sim, isso seria útil’ ou ‘Não, isso não seria’. Se você misturar os dois, você pode se meter em problemas. Se você não misturá-los, então ótimo”, encerrou Szafnauer.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.