O chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, acredita que a penalidade que a Red Bull recebeu por ter ultrapassado o limite de orçamento em 2021, não terá um impacto muito grande no desempenho da Red Bull e argumenta que a punição é totalmente justificada, porque a equipe austríaca não trabalhou de acordo com os regulamentos.
“Eles ficaram um pouco acima do que era permitido”, disse Szafnauer à Sky Sports, e quando perguntado se a pena se enquadra no crime, ele respondeu: “Acho que sim. Para mim, não se trata de um pedido de desculpas”, afirmou.
O CEO da McLaren, Zak Brown falou palavras semelhantes nessa sexta-feira. Brown disse que nunca se pode concordar com todos (todas as equipes) sobre o que seria uma punição apropriada. Ele está satisfeito que a FIA tenha agido, mas gostaria de ver penalidades ainda mais duras no futuro.
Com certeza, a penalidade ‘branda’ que a Red Bull recebeu, pode incentivar outras equipes a fazer o mesmo que a Red Bull fez em 2021, já que o ganho de desempenho compensa largamente a penalidade recebida pela equipe infratora.
A menos que a FIA seja bem mais rigorosa e defina punições realmente duras, esse risco vai continuar pairando na categoria.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.