F1: Szafnauer explica problemas com penalidades de Ocon no Bahrein

Otmar Szafnauer explicou que um sistema de contagem regressiva defeituoso, foi a causa da falha da Alpine em observar a penalidade de cinco segundos de Esteban Ocon durante o GP do Bahrein de Fórmula 1.

A temporada 2023 dificilmente poderia ter começado pior para Ocon, já que ele não alinhou corretamente no grid de largada, o que rendeu uma penalidade de cinco segundos para o francês.

Sua corrida só piorou, quando ele recebeu uma penalidade de 10 segundos depois que um dos mecânicos começou a trabalhar no carro antes que a penalidade de cinco segundos tivesse sido cumprida durante o pit stop.

E para complicar ainda mais, Ocon recebeu outros cinco segundos de penalidade, ao ultrapassar o limite de velocidade no pit-lane.

O chefe da equipe, Szafnauer, afirmou que foi um problema com o sistema de contagem regressiva, e não um erro humano, que atrapalhou ainda mais Ocon.

“Foi em algum lugar do sistema”, afirmou Szafnauer quando questionado pela imprensa, por que o erro aconteceu. “Temos uma contagem regressiva, mas o sistema iniciou a contagem regressiva 0,4 segundos antes. Então eu tenho que olhar para ver por que isso aconteceu.”

Szafnauer continuou dizendo que que foi na saída dos boxes que Ocon foi pego em alta velocidade, tendo desativado o limitador um pouco antes do que deveria.

“Isso foi o piloto”, disse ele quando questionado pelo PlanetF1.com sobre a causa dessa penalidade em particular. “Ele tem um limitador de velocidade no pit lane e, quando acredita que está fora do pit lane, ele desativa e sai. Se você desativar um pouco cedo demais então terá problemas”, concluiu Szafnauer.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.