A habilidade de Verstappen de pilotar com problemas no RB16 levou a desvios no desenvolvimento, explica Waché
Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, revelou como as habilidades de pilotagem de Max Verstappen tiveram um impacto indireto, porém significativo, no desenvolvimento do carro RB16 em 2020. Enquanto Verstappen conquistou seu primeiro título na F1 com o RB16B em 2021, o RB16 do ano anterior era uma máquina rápida, mas desafiadora, com instabilidade na parte traseira que até mesmo Verstappen teve dificuldades em algumas ocasiões.
Em entrevista à Motor Sport Magazine, Waché explicou que a capacidade de Verstappen de “dirigir em torno dos problemas” do carro fez com que a equipe não percebesse que estava seguindo um caminho de desenvolvimento equivocado. “Max gostava de uma característica do carro que o fazia ir mais rápido, mas isso trouxe instabilidade na entrada das curvas”, disse ele. Esse problema era especialmente desafiador para os outros pilotos, como o então companheiro de equipe de Verstappen, Alex Albon.
Um exemplo notável da instabilidade do RB16 foi o acidente de Verstappen a caminho do grid no Grande Prêmio da Hungria de 2020, onde sua equipe teve que trabalhar intensamente para reparar o carro a tempo da largada. Apesar de alguns incidentes, o talento de Verstappen estava ofuscando a instabilidade do carro – um problema para a equipe, dado que Albon estava enfrentando dificuldades significativas de ritmo e confiança.
Waché refletiu sobre a ironia da situação: “Em 2020, o talento de Max foi uma causa contribuinte para o problema que tivemos”. Ele destacou que a habilidade de Verstappen em controlar a instabilidade do carro era algo que outros poderiam achar impossível. “Você não percebe que foi na direção errada porque ainda está extraindo mais tempo de volta do carro”.
Red Bull identificou e corrigiu os problemas após a pausa de verão de 2020, levando ao desenvolvimento do RB16B, mais estável, que se tornou o carro mais rápido do grid no início de 2021. “Esta característica era a principal limitação do carro e nos afastamos dela”, concluiu Waché.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.