O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, acredita que a equipe ainda tem ganhos substanciais a partir de seu pacote atual, após um início abaixo das expectativas na temporada 2023 da Fórmula 1.
A Ferrari ocupa apenas o quarto lugar no campeonato de construtores e conquistou apenas uma posição no pódio, com Charles Leclerc em P3 no Azerbaijão.
Os dois pilotos da equipe já reclamaram da inconsistência do SF-23 em diferentes condições, em diferentes compostos de pneus, e em vários GPs este ano.
A Ferrari deve ter algumas atualizações para o SF-23 nas próximas corridas, mas Vasseur também tem certeza de que a equipe pode utilizar melhor o pacote atual.
“Eu acho que não se trata apenas de potencial e atualizações, mas também temos que operar o pacote em uma janela melhor”, disse Vasseur. “O primeiro objetivo para nós não é apenas colocar downforce no carro, é deixar o carro um pouco mais consistente e, além da atualização, temos um grande espaço para melhorias com o carro atual em termos de desempenho.”
Vasseur continuou: “É verdade que até agora, e não quero falar sobre Mônaco porque acho que Mônaco não é representativo da situação, mas é verdade que até agora estávamos lutando nos stints longos por consistência e era difícil para os pilotos encontrar o limite.”
“É nessa área que estamos trabalhando hoje para desenvolver o carro. Pode vir da suspensão ou da aerodinâmica por diferentes razões, mas é um assunto em que estamos trabalhando”, acrescentou.
Vasseur também continua confiante que a Ferrari ainda pode se colocar em posição de obter vitórias em 2023. “Eu diria que estamos, talvez não em todos os lugares, sempre em posição de lutar pela primeira fila ou pela pole position”, disse ele.
“Significa que, assim que conseguirmos resolver esse problema que temos hoje, largando da primeira fila, poderemos lutar pelas vitórias. Mas é como é, e hoje sabemos onde temos que melhorar e todos estão totalmente focados nisso. Traremos atualizações e soluções para tentar melhorar nessa área, mas com certeza podemos esperar vencer ainda este ano”, finalizou um confiante Vasseur.