F1 teria se tornado pior sem mudanças nos regulamentos, afirmou Brawn

Ross Brawn acredita que a F1 teria se tornado pior, se uma decisão não tivesse sido tomada para mudar os regulamentos.

Embora a temporada passada tenha sido uma das melhores na história da categoria, o fato de apenas dois pilotos estarem predominantemente na busca por vitórias e na disputa do título, destaca a direção em que a F1 estava.

“Devido à natureza dos regulamentos, inevitavelmente, quando começarmos a temporada, podemos ver alguma dispersão no desempenho das equipes”, disse Brawn, diretor administrativo de automobilismo da F1.

“Acho que isso é inevitável, mas também acho que era inevitável seguir esse caminho. Acho que onde estávamos, só ia ficar cada vez pior. Tivemos um pequeno hiato com o Covid, porque as equipes estavam limitadas com o que eram capazes de fazer. Eles tiveram que usar o mesmo chassi e várias outras peças, mas não há dúvida de que os carros continuariam ficando cada vez piores”, disse ele.

Brawn falou sobre as antigas rodas de 13 polegadas que foram substituídas este ano para as de 18 polegadas. “Havia alguns aspectos bastante complexos nos carros que estávamos utilizando, que também causavam uma diferenciação entre as equipes”, acrescentou Brawn.

“Se você olhar para uma coisa simples como as rodas, ter uma roda de 13 polegadas, com todo o movimento do pneu, para ser representativa no túnel de vento, era um exercício fascinante, mas enorme.”

“Assim que você vai para uma roda de 18 polegadas, o movimento e a lateral do pneu são muito reduzidos e muito menos complexos para uma equipe modelar e representar”, acrescentou.

Como testemunhado na pista nos testes de pré-temporada no Circuito da Catalunha em Barcelona na semana passada, uma vez que os designs dos carros ficaram claros para todos verem, a disparidade nos pensamentos aerodinâmicos era óbvia.

Ainda não se sabe se uma equipe tomou um rumo errado, embora Brawn não acredite que muitos erros foram cometidos.

“Todas as decisões que tomamos foi no sentido de tornar a categoria viável para mais equipes e tornar a competição mais próxima no futuro, mantendo uma meritocracia para que as melhores equipes ainda possam vencer”, disse Brawn.

“Então, acho que haverá um pouco de disparidade no começo, todos sabemos disso com as novas regras, mas não espero uma grande disparidade, a menos que alguém faça uma besteira completa”, finalizou.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon