A Fórmula 1 decidiu estender o primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrein após um apagão causar a paralisação das atividades na tarde desta quarta-feira (26). A sessão vespertina foi interrompida por 68 minutos devido a uma falha em uma subestação de energia externa, o que forçou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha e suspender os trabalhos temporariamente.
A organização do circuito confirmou que a interrupção foi causada por um problema fora de seu controle. “Por volta das 17h (horário local), uma falha em uma subestação externa levou à suspensão da sessão da tarde”, declarou um comunicado oficial. “A energia foi restabelecida e as atividades foram retomadas. Agradecemos a paciência de todos.”
Dado que a pré-temporada da F1 conta com apenas três dias de testes no Bahrein, qualquer perda de tempo de pista pode ser prejudicial para as equipes, que dependem desses períodos para coletar dados fundamentais sobre seus novos carros antes do início da temporada.
Para minimizar os impactos do incidente, a FIA e a Fórmula 1 chegaram a um acordo para estender o período de testes nesta quarta-feira. “Após a interrupção causada pelo apagão, FIA, Fórmula 1 e equipes concordaram em prolongar a sessão da tarde em uma hora para compensar o tempo perdido sob bandeira vermelha”, informou um comunicado conjunto.
Com a decisão, a sessão da tarde, que originalmente terminaria às 19h (horário local), foi estendida até as 20h, garantindo um pouco mais de quilometragem para os pilotos e permitindo que as equipes recuperassem parte do tempo perdido devido à falha elétrica.