F1
|
24 de novembro de 2024 08:00

F1: Tetra de Verstappen vem em temporada de altos e baixos

Max Verstappen oficialmente se tornou o mais novo tetracampeão da F1. No GP de Las Vegas realizado nesta madrugada, o competidor cruzou a linha de chegada na quinta colocação para sacramentar um campeonato marcado pelos altos e baixos que viveu ao longo de 2024.

A situação do titular da Red Bull já era bastante confortável ao chegar na ‘cidade do pecado’. Voltando a vencer no GP de São Paulo, bastava chegar à frente de Lando Norris para colocar as mãos no caneco do campeonato – no final, o britânico terminou a prova em sexto – portanto, a dupla não mudou as posições de largada.

Mas se os dois últimos títulos do neerlandês vieram com certa tranquilidade e com muito domínio, o deste ano teve um cenário totalmente diferente. Apesar de um começo de calendário dominante com cinco vitórias em sete etapas, não demorou para que os triunfos começassem a vir de forma mais difícil.

Na primeira metade do ano, Verstappen subiu sete vezes ao degrau mais alto do pódio em dez etapas disputadas. Acontece que o GP da Espanha marcou sua última conquista em muito tempo, fazendo o piloto ficar em seu maior hiato sem triunfos desde a temporada 2020 – ficou sem vencer entre Espanha e Sakhir.

No período em que ficou dez provas sem se reencontrar com o triunfo, que só veio em Interlagos, seis pilotos diferentes foram os ganhadores – George Russell, Lewis Hamilton, Oscar Piastri, Charles Leclerc, Lando Norris e Carlos Sainz -, isso acabou jogando a seu favor.

Enquanto Max não conseguia vencer na temporada 2024 da F1, o britânico da McLaren não conseguiu fazer valer o baixo rendimento do adversário. Norris chegou a cortar relativamente sua desvantagem para o holandês, mas sem conseguir manter um desempenho consistente – venceu apenas duas corridas das sete em que largou da pole -, o atraso para o líder nunca foi diminuído.

Ainda, não se pode negar que mesmo com um carro deficitário da Red Bull ao longo da temporada, Verstappen mais uma vez fez a diferença. Sua vitória em São Paulo pode ser uma grande prova disso: mesmo largando da 17ª colocação e em uma prova caótica com diversos acidentes, o piloto  cruzou a linha de chegada em primeiro.

Ainda, quando o assunto são resultados, mesmo que não tenha vitória, o competidor sempre se manteve no pelotão da frente. Das 22 etapas disputadas, falhou em pontuar apenas na Austrália, além de ter ficado fora do pódio em apenas OITO corridas de 22 disputadas.

Nunca foi dúvida de que Max iria alcançar seu quarto campeonato – e ainda de forma consecutiva. Mesmo com um desempenho abaixo do esperado e em um título que veio com menos vitórias do que os últimos três, o piloto provou mais uma vez que tem talento suficiente e que pode ser apenas o começo para uma carreira ainda mais estrelada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.