Dan Ticktum fez sua estreia na Fórmula E durante a temporada de 2021, o britânico foi contratado pela NIO 333. Em sua jornada na categoria elétrica, o piloto pôde se deparar com alguns rostos familiares da Fórmula 1, a exemplo de Antonio Giovinazzi, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Pascal Wehrlein.
Em conversa com o Independent, Ticktum comentou sobre o mercado da Fórmula 1 e algumas injustiças cometidas ao seu ver. “Acho que praticamente todos os pilotos [da FE], uma dupla, poderia facilmente estar na Fórmula 1. Obviamente, muitos deles já estiveram lá e deveriam ter ficado por mais tempo”, ressaltou.
“Quando você chega a este nível, todos nós estamos acima de 99% dos mais talentosos, mas se aparece alguém que tem 98,7% com 10 milhões de libras, então isso ajuda, e ele provavelmente vai fazer um trabalho mais ou menos tão bom quanto o cara que ele tirou a vaga.”
“Há alguns pilotos de Fórmula 1 que eu acho que não deveriam estar lá, e acho que há outros pilotos na Fórmula E que deveriam estar lá”, revelou Dan.
Ticktum teve uma passagem pela F1 um tanto quanto conturbada, integrante do programa da Red Bull e depois da Williams, o britânico acabou perdendo espaço após confusões dentro e fora das pistas.
Por exemplo, na Williams fez comentários nada agradáveis sobre Nicholas Latifi durante uma live na Twitch, antes, quando estava na Red Bull, teve sua maior polêmica na carreira.
Em 2015, na disputava da MSA Formula, após receber um toque de um adversário, com o safety car acionado por conta do incidente, o piloto acelerou como se a corrida estivesse em bandeira verde, ultrapassou os demais e foi bater de propósito no competidor que o tinha tirado da prova. Na ocasião, foi banido do esporte por dois anos, mas acabou sendo liberado para voltar a correr no fim de 2016.
Ticktum admitiu que suas “chance na Fórmula 1 praticamente desapareceram, não conheço muitos outros jovens pilotos que são expulsos de dois programas. Parece duro, mas foi o que aconteceu.”
“Se foi completamente justo em ambas as ocasiões, ainda posso argumentar, mas vamos lá. Como eu disse antes, não tenho sido um artigo que parece ser massivamente empregável na Fórmula 1, infelizmente.”
“Sim, estou mudando e acredito que estou chegando mais perto desse artigo todos os dias, mas, infelizmente, acredito que provavelmente estraguei minhas chances agora”, lamentou o piloto de 23 anos.