Nyck de Vries pode ser considerado uns dos “novatos” da temporada, já que correrá em tempo integral na Fórmula 1 pela primeira vez. Contudo, não se pode negar a experiência que o holandês carrega consigo.
Das dez equipes do grid, tirando seu time atual, a AlphaTauri, De Vries já pilotou o carro de outras quatro. Desta forma, Nyck pôde ajudar a nova equipe a promover melhorias no carro, uma vez que esteve à frente do cockpit durante os testes de pós-temporada em Yas Marina.
“Sempre com um novo piloto chegando, se não for um jovem piloto vindo de uma categoria inferior, ele traz algumas informações, algumas ideias técnicas”, comentou o chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost. “Com Nyck, tivemos sorte de ele estar em contato com muitas equipes e carros no ano passado.”
“Acho que nossos engenheiros receberam um bom feedback técnico da parte dele, especialmente depois do teste de Abu Dhabi, onde ele deu muitas voltas e felizmente reclamou muito do carro – isso foi um alerta para os engenheiros. Espero que possamos dar a ele um carro com o desempenho que ele gosta”, ressaltou.
De Vries está “fazendo um ótimo trabalho”, apontou Tost. “Ele é muito experiente, você consegue perceber isso, ele tem 28 anos e ganhou muitas corridas e campeonatos. Acho que ele será capaz de se adaptar à Fórmula 1 imediatamente, pois espero que tenha um bom desempenho desde a primeira classificação.”
Após uma campanha ruim no ano passado, com a penúltima colocação do campeonato, o chefe da equipe espera que o time consiga subir pelo menos três posições na competição.
“Acho que nossos engenheiros fizeram um bom trabalho durante os meses de inverno, pelo menos pelo que podemos ver nos dados, mas temos que provar isso na pista. No entanto, espero que estejamos realisticamente entre os seis primeiros. Cinco é um pouco difícil, mas não vou ficar triste se esse for o caso. Mas estar entre as seis primeiras posições, esse é o nosso objetivo.”
“No ano passado não fomos competitivos,” admitiu. “Nosso carro era muito pesado, não fomos bons o suficiente no lado aerodinâmico e cometemos alguns outros erros. Espero que possamos evitar isso este ano”, concluiu Franz Tost.