F1: Tost vê Aston Martin como melhor opção caso Verstappen deixe a Red Bull

O ex-chefe da Toro Rosso e AlphaTauri, atual Racing Bulls, Franz Tost acredita que Max Verstappen encontrará na Aston Martin a melhor opção caso decida deixar a Red Bull Racing. Em meio às muitas especulações sobre o futuro do tetracampeão, Tost enxerga potencial promissor na equipe britânica e vê o holandês como peça-chave para qualquer projeto vencedor.

Tost, que esteve ao lado de Verstappen no início de sua carreira na Fórmula 1 na então Toro Rosso, destacou a força mental do piloto como um diferencial que o coloca em outro patamar. “Ele tem uma força mental incrível e sabe usá-la no momento certo e nas circunstâncias ideais. Isso é muito importante e é o que faz Max ser tão superior”, afirmou Tost em entrevista ao F1-Insider.

A queda de rendimento da Red Bull Racing em 2024, que parece ter aumentado ainda mais em 2025, abriu espaço para rumores sobre uma possível saída de Verstappen, apesar do contrato de longo prazo que o vincula à equipe até 2028. Segundo Tost, o holandês está em posição de escolher seu futuro: “Max pode decidir para onde ir. Todos querem assinar com ele, porque ele torna um carro dois décimos mais rápido, e com o grid tão equilibrado, isso faz muita diferença.”

Mesmo reconhecendo o bom momento da Mercedes, Tost questiona a real necessidade da equipe alemã contratar Verstappen, já que George Russell vem entregando desempenho consistente e Kimi Antonelli não está decepcionando em sua estreia na F1.

Por outro lado, Tost mostrou clara preferência pela Aston Martin. “Para ser honesto, prefiro essa equipe. Acredito no futuro dela. Eles contrataram pessoas muito boas”, disse ele.

Ele destacou o papel do CEO Martin Whitmarsh e o envolvimento de Andy Cowell, ex-Mercedes, como peças importantes no crescimento da equipe, além da presença de Adrian Newey a partir desta ano. “Cowell não vai projetar o motor, isso é responsabilidade da Honda (que será a nova fornecedora de motores da Aston Martin a partir de 2026), mas consigo imaginar uma comunicação próxima entre ele e os japoneses”, acrescentou.

Além do capital humano, o austríaco destacou os investimentos em infraestrutura, como a nova fábrica e o túnel de vento de última geração. “A Aston Martin definitivamente tem um futuro promissor pela frente”, finalizou Tost.

🎥 Vídeos mais recente