F1: Troca de pilotos com a temporada em andamento não é inédita na RB. Veja outros casos

A troca anunciada pela RB por Liam Lawson no lugar de Daniel Ricciardo nesta quinta-feira (26) está longe de ser a primeira feita pelo segundo time da Red Bull na Fórmula 1. Desde a criação da Toro Rosso, em 2006, passando pela era AlphaTauri, chegando a atual temporada, a primeira com o nome de RB, foram nada menos que oito trocas de pilotos com o campeonato em andamento.

Liam Lawson
Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool

A primeira vez que a equipe trocou pilotos com a temporada em curso foi em 2007. Scott Speed deu lugar a Sebastian Vettel a partir do GP da Hungria. Semanas antes, o alemão havia estreado na F1 pela Sauber, substituindo Robert Kubica, que havia sofrido um forte acidente durante o GP do Canadá.

Movimento semelhante ocorreu na mesma Hungria dois anos depois. Após chegar à F1 acumulando títulos na Indy, o francês Sébastien Bourdais foi trocado por Jaime Alguersuari na sequência da temporada de 2009, com o espanhol terminando o campeonato daquele ano.

Em 2016, houve uma movimentação diferente, com a troca de pilotos entre Red Bull e Toro Rosso. Max Verstappen subiu para a equipe principal a partir do GP da Espanha, ocupando o lugar de Daniil Kvyat, que migrou para o “time B”. O holandês, aliás, venceu aquela corrida em Barcelona.

Trocado em 2016, Kvyat acabaria dispensado no ano seguinte. O russo perdeu o posto para Pierre Gasly a partir do GP da Malásia de 2017, mas ainda voltou ao grid nos Estados Unidos, uma vez que o francês tinha compromisso no Super Fórmula, categoria japonesa por onde correu e foi vice-campeão naquele ano.

O time ainda viu uma segunda troca de pilotos ocorrer em 2017. Já acertado com a Renault, Carlos Sainz deixou a Toro Rosso após o GP do Japão, ocupando a vaga de Jolyon Palmer. Para o lugar do espanhol, o time baseado em Faenza trouxe Brendon Hartley, que veio do WEC.

Na temporada de 2019, foi a vez de a Red Bull repetir a ação de três anos antes, trocando pilotos entre suas duas equipes. Gasly, que começou o ano pelo time principal, deu lugar a Alexander Albon a partir do GP da Bélgica. O tailandês havia iniciado o campeonato pela Toro Rosso.

A última mudança de pilotos antes da efetuada nesta quinta-feira ocorreu em 2023. Nyck de Vries, que chegou a AlphaTauri como campeão da Fórmula E e com boa impressão após a estreia na categoria um ano antes, em Monza, com a Williams, acabou trocado por Daniel Ricciardo após o GP da Hungria.

Curiosamente, Ricciardo foi substituído por Liam Lawson por um período de cinco corridas em 2023, mas por conta de lesão. O australiano se machucou após um acidente durante os treinos para o GP da Holanda, e a solução foi trazer o neozelandês para disputar as corridas seguintes.

A reestreia de Lawson na F1 ocorre no GP dos Estados Unidos, corrida marcada para o Circuito das Américas na próxima semana.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.