O piloto da RB, Yuki Tsunoda, protagonizou um momento inusitado durante o GP do Catar de Fórmula 1. O piloto japonês afirmou que, durante a corrida, interpretou erroneamente uma mensagem de seu engenheiro, achando que havia um castor na pista. Na verdade, o objeto em questão era um espelho retrovisor caído de um dos carros.
Tsunoda, que largou em 14º e terminou em 13º, compartilhou a história curiosa com a imprensa após a prova. “Meu engenheiro disse: ‘Tem um castor’. Mas como pode haver um castor no Oriente Médio? Pensei que fosse algo surpreendente por causa do aquecimento global”, brincou o piloto.
A confusão ocorreu após o espelho retrovisor do carro de Kevin Magnussen da Haas, se soltar e cair na reta principal do circuito de Losail. A peça acabou espalhando muitos detritos pela pista ao ser atingida por Valtteri Bottas. Tsunoda criticou a demora para a intervenção da direção de prova.
“Definitivamente, nesse caso, deveria haver um safety car virtual imediatamente. Demorou muito”, afirmou o japonês.
O desempenho da RB no Catar não ajudou a equipe na disputa contra a Alpine no campeonato de construtores. Com Pierre Gasly garantindo um quinto lugar para a equipe francesa, a RB agora precisa de um milagre em Abu Dhabi para superar os treze pontos de desvantagem e alcançar o sexto lugar no campeonato.
Apesar dos desafios, o momento descontraído trouxe um alívio em meio à tensão para a equipe na temporada, mostrando o lado bem-humorado de Tsunoda, mesmo em situações adversas.