Yuki Tsunoda expressou sua frustração com as atualizações que a RB levou para o GP da Itália de Fórmula 1, afirmando que as melhorias implementadas em Monza não ficaram ‘nem perto’ do que a equipe esperava em termos de ganho de desempenho. A equipe, que vinha buscando recuperar a competitividade demonstrada no início da temporada, introduziu um novo pacote de atualizações, incluindo um assoalho redesenhado para melhorar o downforce e o fluxo de ar.
No entanto, Tsunoda, que foi eliminado ainda no Q1 e acabou abandonando a corrida após um incidente na sétima volta com Nico Hulkenberg da Haas, afirmou que as atualizações não entregaram os resultados esperados. “Vim para o fim de semana com grandes expectativas para essa atualização, mas não parece ter funcionado. Espero que não seja um retrocesso,” desabafou o piloto japonês.
Ele destacou a discrepância entre os resultados obtidos no simulador e o desempenho real na pista. “Se você olhar os números no simulador, deveria haver um ganho de tempo por volta, mas nem chega perto disso e está bem longe do que queríamos”, disse ele.
Apesar do final de semana decepcionante, Tsunoda afirmou que a equipe ainda conseguiu coletar dados valiosos ao comparar o novo assoalho com a configuração anterior utilizada por seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo. “Esperávamos que pelo menos o novo assoalho trouxesse algum benefício na corrida, mas o comportamento foi completamente diferente do que senti no simulador. Em teoria, deveria funcionar”, encerrou Tsunoda.
Com isso, agora a equipe RB terá que analisar os dados obtidos e entender o motivo pelo qual as atualizações não corresponderam às expectativas, antes de seguir para as etapas restantes da atual temporada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.