F1: Tsunoda critica punições por palavrões e propõe solução

Japonês sugere que pilotos adaptem sua linguagem para escapar de sanções

Yuki Tsunoda é uma das personalidades mais carismáticas do paddock, mas dentro da pista, sua intensidade é evidente. O japonês não hesita em disputar cada centímetro e, em meio às emoções do momento, costuma soltar palavras fortes no rádio da equipe. A partir de 2025, no entanto, essa característica pode lhe trazer problemas, já que a FIA implementará penalizações severas para pilotos que utilizarem linguagem inadequada em momentos oficiais com a mídia.

Vários pilotos já se manifestaram sobre essa nova diretriz, e Tsunoda, conhecido por suas reações explosivas ao enfrentar situações difíceis nos finais de semana de corrida, também deu sua opinião.

“Como opinião pessoal, acho que isso mostra sua personalidade. Obviamente, há um limite que pode se tornar algo muito tóxico. Não são palavras que você quer ouvir, mas, no geral, nos esportes, não somos apenas nós que falamos palavrões”, declarou Tsunoda.

O piloto da Racing Bulls também encontrou uma possível brecha nas diretrizes da FIA e sugeriu um caminho alternativo para que os pilotos possam se expressar sem correr o risco de serem punidos.

“Acho que precisamos de um treinamento adequado para não falarmos tanto palavrão. Na verdade, eu não xingo tanto ultimamente. Talvez antes eu xingasse mais, porque agora não posso mais na corrida”, concluiu Tsunoda.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.