A FIA chegou a uma decisão sobre Yuki Tsunoda após a suposta utilização de linguagem capacitista durante a classificação para o Grande Prêmio da Áustria de F1. O piloto japonês foi considerado culpado de violar o Artigo 12.2.1.k do Código Desportivo Internacional da FIA e foi multado em €40.000, dos quais €20.000 estão suspensos pelo restante da temporada de 2024, desde que não ocorra nenhuma infração de natureza semelhante.
Tsunoda, piloto da RB, foi flagrado dizendo “esses caras são completamente retardados” no rádio da equipe, em referência a Zhou Guanyu ultrapassando-o na pista rápida dos boxes durante o Q1.
De acordo com o documento de decisão oficial, os comissários declararam:
“Durante o Q1, quando o Carro 22 estava na fila na pista rápida e outro carro entrou na pista à sua frente, o piloto foi ouvido fazendo uma declaração no rádio da equipe usando linguagem ofensiva. Durante a audiência, o piloto estava muito arrependido e explicou que, porque o inglês não é sua primeira língua, ele não sabia até depois da sessão qual o significado das palavras usadas na língua inglesa. Ele disse que ficou horrorizado quando soube disso. Ele argumentou que seu entendimento das palavras era diferente, mas reconheceu que isso não deveria ser considerado uma desculpa pelo que fez,”
Os comissários apreciam a honestidade do piloto, mas reforçam o fato de que as palavras usadas são ofensivas e totalmente inadequadas. Ter usado tais palavras em uma plataforma disponível ao público constituiu má conduta conforme definido no Artigo 20 do Código Desportivo Internacional. Considerando as circunstâncias, os comissários determinam que uma multa severa é necessária, mas também levam em conta o genuíno arrependimento do piloto e sua oferta de emitir um pedido de desculpas público e, por essas razões, decidem suspender parte da multa imposta.”