Yuki Tsunoda acredita que a maior proximidade técnica da AlphaTauri com a Red Bull, deveria ter sido colocada em prática há três anos.
No início desta semana, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, anunciou que a AlphaTauri irá seguir o design do carro da Red Bull tão de perto quanto os regulamentos permitirem em 2024.
A AlphaTauri tem operado de forma mais independente nos últimos anos em comparação com suas primeiras temporadas na Fórmula 1.
Mas agora foi decidido voltar atrás e seguir a Red Bull para sua direção de design, no entanto, terá que lidar com a situação com cuidado, pois as equipes não podem compartilhar dados diretamente umas com as outras.
A AlphaTauri tem caído na hierarquia nos últimos anos e atualmente está na última posição no campeonato de construtores, com apenas dois pontos marcados.
Quando questionado se acredita que a aliança técnica entre Red Bull e AlphaTauri beneficiará o último a longo prazo, Tsunoda respondeu: “Definitivamente. Especialmente porque no desempenho que vimos nos últimos dois anos, não estávamos realmente no lugar que queríamos, especialmente desde o ano passado.”
“Acho que provavelmente Helmut pensou que precisávamos mudar alguma coisa, e acho que ele nos deu uma chance, mais um ano, e não melhorou muito. Acho que é uma coisa boa de qualquer maneira, ter muito mais conexão entre Red Bull e AlphaTauri”, acrescentou.
“Provavelmente deveria ser assim três anos atrás, mas enfim. Acho que estou me sentindo otimista. Haverá uma conexão muito mais forte com a Red Bull, então deve ser melhor no geral.”
Marko também anunciou na última quarta-feira, que a equipe irmã da Red Bull não se chamará mais AlphaTauri em 2024, pois será renomeada pela segunda vez em quatro anos.
Embora Tsunoda diga que a notícia do relacionamento mais próximo com a Red Bull não foi novidade para ele, ele afirmou que ficou surpreso ao saber que a equipe passará por outra mudança de nome.
“Como nome, não sei o que vai ser. Acabei de ver no noticiário, foi a primeira vez que vi que isso ia mudar”, disse o piloto japonês. “Mas de qualquer maneira, isso não vai me afetar muito, eu acho. Veremos como será”, concluiu Tsunoda.