F1: Tsunoda fez “10.000 voltas ou mais” em Suzuka para o GP do Japão

Yuki Tsunoda estreou na F1 em 2021 pela AlphaTauri, equipe que está até hoje, mas devido a pandemia do coronavírus sua corrida em casa foi cancelada. Neste ano, a categoria finalmente volta ao Japão, pela primeira vez desde 2019, e o piloto japonês diz que está muito ansioso e fez “provavelmente mais de 10.000 voltas” no circuito de Suzuka pelo simulador para se preparar para seu GP em casa.

O japonês da AlphaTauri será o primeiro a competir no Japão desde Kamui Kobayashi em 2014, e acha que sua experiência anterior no circuito da Honda será imprescindível para acelerar.

Recentemente, Tsunoda foi anunciado para mais uma temporada na AlphaTauri, significando que ele estará com a equipe irmã da Red Bull em 2023. Enquanto isso, ele enfrenta uma complicada temporada em 2022, já que o AT03 mostrou um desempenho bem abaixo do esperado este ano. A AlphaTauri vinha numa crescente nos últimos anos, chegando a vencer o GP da Itália em 2020 com Pierre Gasly. Porém, com a mudança de regulamentos técnicos que entrou em vigor em 2022, os carros mudaram completamente, mudando também o desempenho que vinham construindo.

O melhor resultado de Yuki este ano foi um sétimo lugar em Ímola, e ele não chega à zona de pontuação desde seu décimo lugar no GP da Espanha – realizado em maio. Atualmente a AlphaTauri ocupa o nono lugar no campeonato de construtores. Ainda assim, o japonês acredita que sua experiência no circuito pode ajudá-lo a ter um bom desempenho neste fim de semana.

Quando perguntado sobre seu tempo no Suzuka Racing School, ele disse: “Eu pilotei um carro de F4 aqui, acho que faz quatro anos.

“Eu estava pilotando aqui e da última vez em Suzuka eu ganhei – então são boas lembranças, definitivamente é uma boa maneira de estar aqui em Suzuka.

“Eu estava pilotando em 2m06s – 2m07s, então são 40 segundos de diferença [para os carros de F1].

“Então é muita diferença, e mesmo no simulador eu senti que as coisas estavam acontecendo rápido, muito mais rápido do que quando eu costumava pilotar.

“Estou correndo aqui desde 2016, e fiz mais de 10.000 voltas ou algo assim, então aprendi muitos truques – mas ao mesmo tempo, é muito diferente quando piloto num carro de F1.

“Então, eu preciso de uma boa preparação, mas ainda assim, acho que Suzuka é uma das melhoras pistas na minha experiência.”

Tsunoda tentará fazer os mesmos feitos de seus compatriotas Kobayashi e Aguri Suzuki ao tentar um pódio no GP em casa. Mas quando perguntado sobre a icônica corrida de 2012, ele lembra de outro GP.

“Acho que a primeira vez que assisti provavelmente [assistiu F1 em Suzuka] foi quando Seb [Vettel] ficou em P1 no campeonato com a Red Bull [em 2011].

“Acho que estava assistindo na entrada da curva 1, ainda me lembro dos carros entrando com muita faísca.

“Essa foi a primeira vez que assisti F1 desde 2007, quando não gostava porque os motores eram muito barulhentos – e eu ficava cobrindo meus ouvidos!

“Mas na vez em que assisti quando Seb conquistou o campeonato, fiquei super impressionado com a F1 e o quão rápido eles são e então muitas coisas realmente me surpreenderam.

“Infelizmente, eu provavelmente não estava em Suzuka quando Kobayashi ficou em P3.”