Helmut Marko é uma pessoa franca. Se algo não lhe agrada ou se ele está irritado e desapontado, o consultor da Red Bull ainda assim não evita a imprensa. De acordo com o chefe da equipe, Christian Horner, Marko nem sempre segue as diretrizes estabelecidas pela equipe o melhor que pode.
“Ele é o pesadelo de qualquer gerente de comunicação”, brincou Horner no podcast F1 ‘Unlapped’ da ESPN. Algumas opiniões de Marko seria melhor se ele guardasse para si mesmo, e isso também é controlado pela equipe de porta-vozes. No entanto, ele parece (conscientemente ou inconscientemente) ter pouca preocupação com isso. “Então, quando Helmut age por conta própria, vocês (imprensa) é que vão ter uma manchete”, disse rindo Horner.
Marko é direto, o que é exatamente o que Horner considera uma característica forte. “Ele simplesmente fala o que vê. Ele vai te dizer exatamente o que pensa, o que em muitos aspectos, é muito parecido com o que Nicki Lauda fazia. Eles são da mesma geração, com muitas semelhanças”. Marko e Lauda, que estava intimamente envolvido com a Mercedes como conselheiro antes de sua morte, eram muito bons amigos.
Não apenas a mídia sabe que Marko frequentemente é duro em suas declarações, mas os pilotos juniores da Red Bull também estão muito conscientes de que Marko muitas vezes não mede suas palavras. “Ele é um operador rigoroso com os pilotos juniores, mas se eles não conseguem sobreviver a Helmut, eles nunca sobreviverão à Fórmula 1“, disse Horner.
Marko, apesar de seus 80 anos, ainda está em busca de talentos. Guillaume Rocquelin é oficialmente o responsável pela equipe júnior da Red Bull, mas Marko contribui muito. “Ele tem 80 anos e ainda é muito atento a cada sessão de Fórmula 3, de Fórmula 2, a cada tempo, seguindo de perto os jovens talentos religiosamente. Então sim, eu sempre tive uma relação muito direta e boa com ele. Direto é uma boa palavra para descrever Helmut”, finalizou Horner.