F1: União Europeia investiga compra da MotoGP pela Liberty Media

Foi anunciada pela União Europeia (UE), uma investigação formal sobre a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, devido à proposta de aquisição da Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP. A possível fusão das duas categorias sob a mesma gestão, gerou preocupações sobre o impacto na concorrência e nos preços de transmissão.

A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, identificou em investigações preliminares, ‘sérias preocupações de concorrência’ em mercados específicos dentro do Espaço Econômico Europeu (EEA), onde F1 e MotoGP dominam o cenário do esporte a motor. A fusão poderia, segundo a Comissão, resultar em aumento nos custos de licenciamento e restringir a livre concorrência entre emissoras interessadas.

Teresa Ribera, Vice-Presidente Executiva para Transição Competitiva da UE, explicou a decisão de aprofundar a análise: “Com a aquisição da Dorna Sports, a Liberty Media teria os direitos comerciais de dois dos esportes a motor mais populares da Europa: Fórmula 1 e MotoGP. Precisamos avaliar com mais cuidado se essa aquisição poderia afetar negativamente as emissoras europeias e, em última instância, os consumidores e fãs por meio de preços mais altos”, disse Ribera.

Outro ponto de análise será a influência do acionista majoritário da Liberty, John Malone, sobre ambas as empresas, além da possibilidade de exclusão de emissoras concorrentes em países como Bélgica, Irlanda e Holanda. O prazo para a decisão final é 14 de maio de 2025, seguindo a notificação da transação em 14 de novembro deste ano.

A investigação, conhecida como ‘Fase II’, é a única desse tipo em andamento atualmente e busca determinar se a fusão respeita as leis antitruste da União Europeia. Enquanto avalia os riscos, a Comissão também está aberta a analisar possíveis benefícios apresentados pelas partes envolvidas, incluindo vantagens para fãs e o setor de esportes a motor.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.